Prémio do seguro de acidentes de trabalho pode aumentar

Outubro 20, 2011

aumento do seguro de acidentes de trabalhoTradicionalmente é no início do ano, precisamente logo em Janeiro que se renovam as apólices dos seguros de acidentes de trabalho. Por esta altura do ano, começam as eventuais negociações a propósito de um tema que para empresas com alguma dimensão e dependendo sempre do tipo de actividade, pode representar um custo considerável.

As companhias de seguros como é espectável, e de acordo com a inflação que sempre existe, querem aumentar os prémios dos seguros de acidentes de trabalho, mas no campo diametralmente oposto, as empresas para além de pretenderem não ver os seus custos subirem, querem ainda mais do que isso, reduzi-los.
Acresce a esta questão periódica, o facto deste ano se fazer sentir a nova legislação que regula os acidentes de trabalho que pode fomentar o agravamento dos prémios.

De acordo com a Lei nº 98/2009 o alargamento do âmbito da responsabilidade das companhias de seguros acarretou incontornavelmente um reajuste das tarifas. Se as responsabilidades já conhecidas anteriormente equivaliam a um determinado risco, o alargamento dessas responsabilidades e garantias, provocou necessariamente um aumento desse risco. Risco esse que terá que ser traduzido em prémios mais elevados, pois serão maiores os custos em que as seguradoras poderão incorrer em caso de sinistros.

Acresce ainda a estes constrangimentos, o facto, relembre-se do seguro de acidentes de trabalho ser obrigatório, e não de subscrição facultativa como muitos outros: seguro de saúde, seguro da casa, …

A actual crise económica e financeira veio complicar ainda mais o reajustamento do custo à nova realidade do Seguro de Acidentes de Trabalho.

Se é um empresário, por mais pequena que seja a sua empresa, e a sua seguradora lhe vier pedir mais pelo seguro de acidentes de trabalho para o ano de 2012, não se admire.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.