Açoreana continua com lucros embora reduzidos a metade

Açoreana SegurosA Açoreana fechou o primeiro semestre com um lucro de 2.8 milhões de euros.

No entanto, tal performance acabou por constituir uma quebra de 48.8% face aos números do período homólogo do ano passado, que elevaram o lucro da seguradora do Grupo Banif aos 5.51 milhões.

A Açoreana justifica boa parte desta diminuição de lucros pela conjuntura macroeconómica desfavorável, própria da recessão, caraterizada por uma forte quebra da procura interna.

Outro fator que travou o desempenho da companhia de seguros foi a ocorrência de fortes chuvadas durante o mês de Janeiro, caraterizadas pela Açoreana como o maior sinistro da história dos seguros em Portugal.

O volume de prémios cedeu 5.5%, afetado sobretudo pelos PPR, onde a quebra foi de quase 30 porcento e os acidentes de trabalho, com uma descida homóloga de 8 porcento.

Nos seguros de saúde, a Açoreana assistiu a acréscimo – os prémios subiram 3.5%. Números positivos só ultrapassados pelo segmento Vida onde o crescimento foi de 7.7%.

A margem de solvência da seguradora aumentou no último ano, de 203.4%, em Junho de 2012, para 235.7%.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.

Deixe um comentário