Allianz segurou o Titanic há cem anos atrás

Abril 25, 2012

Seguradora Allianz segurou o Titanic há 100 anosRecentemente passaram os cem anos da viagem inaugural e simultaneamente do afundamento do Titanic. Apesar de um custo de construção de cerca de 7.5 milhões de dólares americanos, o grande navio foi na altura segurado por um valor de casco de 5 milhões de dólares americanos. O risco era de monta, e o seguro envolveu um consórcio de cerca de setenta companhias de seguros, incluindo a alemã Allianz, que pela sua nacionalidade se distinguia das restantes seguradoras, praticamente todas elas britânicas.

Juntamente com o mau destino do grande navio, pensa-se que foram pagas na altura indemnizações que orçaram cerca de 12 milhões de dólares, o que a preços de hoje em dia representariam 278 milhões de dólares americanos.

Cem anos após o naufrágio do Titanic

Cem anos depois de se ter afundado no Atlântico Norte, o Titanic mantém viva a curiosidade de milhões de pessoas em todo o mundo que dele alimentam a sua imaginação, sejam pessoas vulgares, cineastas, escritores ou jornalistas.

O Titanic, cujos responsáveis auto apelidavam de inafundável, era pertença da White Star Line. A corporação britânica anunciou a viagem inaugural do Ttanic com toda a pompa.

O Titanic era o maior feito da engenharia civil na altura e nada o poderia afetar, diziam despudoradamente.

Poderiam ter percebido o exagero de toda esta euforia, quando um incidente na partida, a 10 de abril de 1912, ensombrou a largada das docas de Southampton.

Ao deixar as docas, as enormes hélices do Titanic literalmente sugaram um pequeno navio norte-americano, provocando a sua colisão aparatosa.

Quatro dias de viagem rumo a Nova Iorque, no fim da noite de 14 de abril de 1912, o Titanic embate num enorme iceberg sem que a tripulação, apesar das manobras de última hora, tivesse conseguido evitá-lo.

A colisão provoca um rombo de noventa metros no casco e faz com que 6 compartimentos sejam completamente abertos para o mar. Evitável se os oficiais do navio tivessem tomado atenção às informações disponíveis sobre icebergues que se aproximavam.

Hoje jaz no fundo Oceano Atlântico, ao sul de Newfoundland, no Canadá.

Entre os 2224 tripulantes e passageiros, sobreviveram 711 pessoas.

Há 100 anos como agora. Com o Titanic ou com o seu imóvel, vida ou saúde. A Allianz é uma seguradora responsável que lhe dá segurança.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.