Apanhado sem seguro automóvel

Dezembro 22, 2012

sem seguro automovelAproxima-se o Natal e muitos portugueses saem dos seus lares para irem passar esta quadra festiva com a família. Se é daqueles que terá que “pegar no carro” e fazer-se à estrada para poder passar a ceia de Natal com os seus entes queridos, não quererá por certo enfrentar o dissabor de ser apanhado sem seguro automóvel.

Porventura nunca lhe passou pela cabeça não ter esse seguro que é obrigatório, quer aos olhos da lei, quer principalmente aos olhos de qualquer pessoa bem formada que sabe que o seguro do carro é um instrumento indispensável para o colocar minimamente a salvo de qualquer erro, imprevisto ou azar que possa vir a ter … e alguns podem ser verdadeiramente catastróficos.

No entanto, há muita gente que brinca com o perigo e circula sem seguro.

É dessa realidade que lhe damos conta hoje.

Tem o seu seguro em dia? Nestes tempos que vivemos não é difícil protelarmos o pagamento das variadíssimas contas que nos vão chegando e mais tarde acabarmos por esquecer uma ou outra. E neste caso, não temos ninguém a vir bater-nos à porta lembrando-nos a dívida, pelo que é mais fácil vivermos na ignorância.

Daí que seja melhor confirmar se o seu seguro automóvel está em dia.

Ora veja na carteira …

E já agora? Tem a vinheta da carta verde devidamente afixada no para-brisas do seu veículo?

Este é outro erro que não raras vezes cometemos.

O seguro vem para pagar;

Pagamos; (Ah! E às vezes pagamos sem ver se não estaremos a pagar demais. Sem consultarmos aqui a Seguros Mais e sem fazemos uma simulação de seguro automóvel para vermos se arranjamos mais barato);

Recebemos a carta verde depois de termos pago;

E simplesmente guardamo-la a carteira sem afixar a vinheta.

Resultado – sujeitamo-nos a ser multados quando temos o seguro perfeitamente em dia.

Deixando estas divagações, que no entanto é sempre bom serem lembradas, queremos é dar-lhe conta que não será boa ideia fazer parte dos proprietários dos vinte mil veículos sem seguro que circulam nas estradas portuguesas, segundo números da ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Segundo a mesma organização em informação conseguida junto do Público, a crise económica será a principal responsável pelo aumento de 4.38% registado entre 2011 e 2012.

O mesmo jornal faz eco da convicção das seguradoras de que será possível mesmo nestes casos de grande dificuldade de pagamento, arranjar soluções mais económicas que possam obstar à situação indesejável de se circular com veículos em incumprimento.

As companhias de seguros admitem estar a constatar dificuldades nos pagamentos de alguns clientes, e afirmam estar dispostas a arranjar soluções que ajudem os segurados.

De acordo ainda com a ANSR, desde o início deste e até ao mês de Outubro, as autoridades multaram mais oiticentos condutores que em todo o ano passado, por não terem o seguro em dia.

 

Principal dinamizadora da criação da Seguros Mais, detém formação superior em Engenharia que aplica nas áreas da consultoria e formação, não deixando de ser elemento ativo nas publicações e avaliações do site.

Deixe um comentário