Porque é o Centro Zaragoza importante na reparação de veículos

A importância do Centro Zaragoza na reparação de veículosO Instituto de investigação sobre a reparação de veículos, ou CENTRO ZARAGOZA (CZ) como é mais vulgarmente conhecido, foi criado em 1987, graças à iniciativa de um grupo de 14 seguradoras que operam no sector do seguro automóvel.

Estas entidades há muito sentiam a necessidade de um centro de investigação próprio.

Dada a localização estratégica de Saragoça, que dista cerca de 300 km das principais cidades espanholas, esta localidade foi a eleita para a implantação do centro.

Coincidindo com o vigésimo aniversário do Centro de Zaragoza, a atividade de investigação exigiu novas instalações, que foram edificadas também naquela zona, no parque tecnológico de Motorland em Alcañiz (Teruel).

Ao todo, o centro estende-se por duas vastas áreas, dedicadas a Laboratórios de Engenharia e espaços especializados, partilhados também com a Universidade de Saragoça e os seus académicos, que levam a cabo investigação e projetos de I&D.

Em 2011, o centro teve novo impulso com o início das suas atividades em Istambul (Turquia), naquele que se designa por CZ Turco.

O Centro de Zaragoza granjeou imensa reputação e atualmente é entendido praticamente como um regulador no que aos critérios de danos e de reparações diz respeito.

Atualmente os critérios de reparação do Centro de Zaragoza são muito apreciados e valorizados, quer pelas companhias de seguros (as que lhe deram origem e as restantes), quer por gestoras de frotas.

São entendidos como “os especialistas” nas áreas de carroçaria e gestão oficinal, e o conjunto de critérios que regula o seu certificado, serve de fonte de inspiração às oficinas de reparação automóvel.

As oficinas, obedecendo a esses critérios, ganham como que um “selo de garantia”, sendo reconhecidas pela qualidade do seu serviço na área da colisão.

Atualmente são 19 as seguradoras parceiras do CZ, que representam aproximadamente 65% do seguro automóvel em Espanha e cerca de um terço do mesmo ramo em Portugal.

Seguradoras que operam em Portugal e que integram o CZ:

  • AXA
  • Fidelidade
  • Liberty
  • Zurich
Porque é o Centro Zaragoza importante na reparação de veículos, 5.0 out of 5 based on 2 ratings
VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 5.0/5 (2 votos)

Mediadora de seguros e principal dinamizadora da criação da Seguros Mais, detém formação superior em Engenharia que aplica nas áreas da consultoria e formação, não deixando de ser elemento ativo nas publicações e avaliações do site.

Deixe um comentário