Principais factores influenciadores do prémio do seguro automóvel

Setembro 8, 2011
Comentários desligados

São muitos os factores que podem fazer variar o valor duma anuidade de seguro automóvel, e há ainda que contar que uma parte do montante pago pelo cliente reporta a custos administrativos e a taxas que revertem para alguns organismos e até para o Estado. De seguida apresentamos-lhe alguns desses factores, preparando-o para que encare a alteração da seguradora em que tem o seu seguro automóvel, como uma potencial fonte de alguma economia nos tempos difíceis que atravessamos:

Dados da viatura

O valor referente à cobertura de responsabilidade civil (o chamado seguro auto obrigatório) depende do tipo de veículo, se é ligeiro de passageiros ou de mercadorias, e da utilização que lhe é dada: particular ou profissional, bem como da cilindrada e do combustível da viatura.

Montante seguro

No seguro de danos próprios, o prémio baseia-se ainda no valor comercial do veículo, que diminui ao longo dos anos e varia consoante a tabela de desvalorização da seguradora.

Idade e sexo do condutor

Condutores com menos de 25 anos e carta há menos de dois são penalizados. Algumas companhias fazem descontos para mulheres, mas esta prática deverá terminar em 2012.

Zona de residência

As tabelas das companhias penalizam os segurados das cidades com maior sinistralidade, como Lisboa e Porto, pois aí o risco é maior, e cada companhia tendo a sua própria tabela pode penalizar mais ou menos este aspecto.

Garagem ou não

O local onde o carro pernoita também entra nas contas: parqueamento na rua tem mais custos do que na garagem no apuramento do prémio do seguro automóvel.

 

No caso dos seguros de carros deve estar sempre atento às tarifas, realizando uma simulação de seguro automóvel de tempos a tempos para garantir que tem
o seguro mais barato possível.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 0.0/5 (0 votos)

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.