Saber quem é o dono do veículo pela matrícula

Junho 6, 2008
Comentários desligados

Já tivemos contactos de várias pessoas, no sentido de apurarem o proprietário de determinado veículo. Infelizmente, não raras vezes, e para fins perfeitamente legítimos necessitamos desta informação.

São frequentes as batidas com a consequente fuga dos seus autores, e se nessas ocasiões temos a sorte de ter uma testemunha que tenha registado a matrícula do veículo, a nossa busca começa precisamente por tentar identificar o proprietário do veículo, que em princípio será (ele ou o condutor) o responsável pelos prejuízos que o veículo possa ter causado.

Por motivos de legítimo direito à protecção dos nossos dados pessoais, não existe um serviço aberto a todos que permita através da matrícula obter os dados do proprietário do veículo. Imaginem o que seria, alguém usar ilegitimamente esta informação para outros fins, pondo em causa a nossa privacidade.

Verificar seguro através da matricula

No entanto, as autoridades têm acesso a esta informação e disponibilizam-na desde que o pedido seja devidamente fundamentado.

Por outro lado, também é possível, obter estes dados, a troco de um determinado valor em euros, a partir das conservatórias do registo automóvel, ficando este pedido devidamente cadastrado.

Em qualquer caso, para o cidadão que foi vítima de prejuízos resultantes de um veículo que pôde ser identificado pela matrícula, o mais acertado será usar o serviço disponibilizado pelo Instituto de Seguros de Portugal, que permite verificar online, apenas fornecendo a matrícula, em que seguradora está determinado veículo seguro. Depois poderá contactar a seguradora e iniciar o pedido de indemnização pelos danos causados.

Saiba se um veículo tem seguro pela digitação da matrícula

 

Mediadora de seguros e principal dinamizadora da criação da Seguros Mais, detém formação superior em Engenharia que aplica nas áreas da consultoria e formação, não deixando de ser elemento ativo nas publicações e avaliações do site.