Banco Santander adquire a seguradora Real Tokio Marine

Março 11, 2009

Banco Santander adquire a seguradora Real Tokio MarineO Banco Santander prepara-se para aumentar a sua influência no mercado de seguros e ser um dos maiores do setor no Brasil. O Santander anunciou segunda-feira a compra da Seguradora Real Tokio Marine Vida e Previdência por R$ 678 milhões. Com esta aquisição, o Banco Santander passa a ser o 4º maior no segmento da previdência complementar, com reservas de R$ 11 bilhões, e o quinto no ramo vida. Em números globais do setor dos seguros, o Santander assume o top ten, com prêmios de R$ 1,3 bilhão ao ano.

O Santander está reestruturando suas operações de seguros. O banco vai criar uma holding, a Santander Seguros, que vai controlar as três seguradoras do grupo: a Tokio Marine Vida e Previdência, uma pequena de ramos elementares e uma própria de vida e previdência. O Santander sempre distribuiu de seguros de outras companhias na área de ramos elementares, como o seguro automóvel, daí o tamanho reduzido da sua própria seguradora no setor.

A Real Tokio Marine Vida e Previdência nasceu como joint venture em 2005, entre o Banco Real e a japonesa Tokio Marine. Nesse ano, a Tokio comprou a seguradora de ramos elementares do Real por R$ 897 milhões. Quando o Santander comprou o Real, em 2007, tinha a opção de adquirir os 50% da Tokio e acabou agora exercendo essa opção. A seguradora teve forte crescimento desde a criação da joint venture. No ano passado, os lucros aumentaram 53%, para R$ 97 milhões. O retorno patrimonial foi de 56%. O total de prêmios e contribuições somou R$ 1,7 bilhão, aumento de 23%.

O mercado aguarda agora a decisão sobre o futuro da Mapfre Nossa Caixa Vida e Previdência. Assim como no caso do Santander, o Banco do Brasil, que comprou a Nossa Caixa, tem a opção de adquirir os 50% restantes na joint venture, criada na mesma época. Segundo uma fonte próxima da operação, agora que o BB assume oficialmente a administração do banco paulista, a partir desta terça-feira, deve sinalizar qual o futuro da associação. A Mapfre já manifestou o interesse em continuar na parceria.

 

Com formação em Marketing e em Pubicidade, faz parte do núcleo de fundadores do portal Seguros Mais.