Discutida a competitividade da economia portuguesa

Julho 19, 2013

Apresentações da Conferência COSECComo lhe tínhamos dado conta anteriormente, decorreu ontem na Fundação Oriente, em Lisboa, a conferência organizada pela COSEC sob o tema “O Comércio Internacional e a Competitividade da Economia Portuguesa”.

Evento que contou com mais de 300 participantes a representar vários sectores de atividade da economia nacional.

Para além das várias apresentações de que lhe demos conta quando publicitamos o evento (pode ver o programa aqui), houve oportunidade ainda para a seguradora de crédito responsável pela organização do evento, reconhecer os seus segurados com mais de 25 anos de relação comercial, atribuindo-lhes o prémio COSEC Parceria, bem como divulgar as novas soluções de cobertura adicional lançadas recentemente pela companhia.

Miguel Gomes da Costa, o Presidente da COSEC e Fernando Ulrich, o Presidente da Comissão Executiva do BPI, presidiram à conferência, procedendo respetivamente à sua abertura e encerramento.

Deveríamos ser responsáveis por contribuir na procura de soluções para ultrapassar a situação atual e esta conferência serviu para reunir todos os que partilham as suas preocupações através do diálogo aberto e construtivo.

Enfrentamos um conjunto de novas oportunidades e riscos constantes para a nossa economia, os mercados emergentes e as soluções de apoio são vitais para as nossas empresas e a COSEC pretende continuar a apostar nos seus clientes, desenvolvendo soluções capazes e eficazes para os mesmos, como é o caso dos novos produtos lançados Garantia + e Garantia ++.

Miguel Gomes da Costa, Presidente da COSEC

Ludovic Subran, Economista Chefe do Grupo Euler Hermes, falou sobre evolução da economia mundial numa perspetiva ampla sobre as políticas monetárias, a evolução do financiamento das economias e as relações entre as instituições e as sociedades. A evolução do crescimento mundial e a redistribuição dos diferentes contributos dos blocos económicos para esta evolução foi outro tema abordado, tendo sido muito relevadas as oportunidades existentes para as empresas Portuguesas, diversificadas quer em mercados quer em produtos.

Isabel Castelo Branco, Diretora Financeira do BPI, abordou a evolução recente da economia portuguesa e dos mercados financeiros. Segundo os dados apresentados, referiu que a economia nacional tem verificado alguns indicadores positivos, como, o aumento da produtividade das empresas, a evolução positiva da balança corrente e a evolução das exportações.

O painel moderado por João Vieira Pereira do jornal Expresso, contou com a presença de Manuel Regalado, Administrador do Grupo PORTUCEL SOPORCEL, Vítor Abreu, Presidente do Conselho de Administração do Grupo ENDUTEX e Carlos Manuel Dias de Sá, Administrador da INDASA, que debateram os desafios e oportunidades do comércio internacional.

Abaixo, poderá consultar a informação sobre os oradores desta conferência, e mais abaixo pode ter acesso às apresentações a partir dos respetivos links.

Conferência COSEC – Apresentação BPI

Conferência COSEC – Apresentação Garantia

Conferência COSEC – Apresentação Euler Hermes

 

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.

Deixe um comentário