Crédito à habitação: taxa fixa ou taxa variável

Janeiro 31, 2008

Crédito à habitação: taxa fixa ou taxa variávelActualmente uma das escolhas que temos que realizar quando contratamos (ou renegociamos) um Crédito Habitação, para além do banco, e das várias soluções de financiamento, é a questão do empréstimo ser a taxa fixa ou a taxa variável.

O Jornal de Negócios trouxe na segunda-feira passada um estudo sobre as taxas, com o título Crédito à habitação: vale a pena contratar taxa fixa?

De acordo com o estudo, BES e o Santander Totta ofereceram taxas fixas mais baixas do que a média mensal da Euribor a seis meses.

O Jornal de Negócios comparou as taxas fixas praticadas pelos cinco maiores bancos. O BES foi o que deu a melhor proposta com uma taxa fixa de 3,9%, o que corresponde a 512,64 euros por mês para um empréstimo de 100 mil euros, a 30 anos e um spread de 0,7%. Neste caso, a mensalidade é quase 40 euros mais baixa do que o mesmo crédito indexado a uma Euribor a 6 meses.

Alerte-se ainda assim, que as taxas fixas são re-calculadas com uma grande frequência, muitas vezes diariamente, e têm como base uma taxa designada de swap, que os Bancos aceitam trocar pela Euribor ao longo de um prazo pré-estabelecido. A confirmar …

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.