Santander Consumer Finance vai ser gigante no crédito ao consumo

O Santander chegou a acordo com o El Corte Inglés para comprar a unidade financeira da retalhista espanhola.

A financeira do banco espanhol – o Santander Consumer Finance procederá à aquisição de 51% do capital da financeira do El Corte Inglés, por cerca de 140 milhões de euros.

Santander compra financeira do El Corte Inglés

Para o El Corte Inglés, a operação permitirá que pague parte da dívida refinanciada em Agosto. Dos 5 mil milhões de euros reestruturados há oito anos, 600 milhões vencem em 2016.

Para o Santander Consumer Finance, atualmente presente em 13 países europeus, nomeadamente em Portugal, a aquisição da financeira do El Corte Inglés permitirá consolidar a posição de liderança na Europa, precisamente no mercado de crédito ao consumo, retirando ainda os dividendos da diversificação de carteira em Espanha e em Portugal devido à complementaridade do seu negócio com a aquisicionada.

O Santander Consumer Finance ficará com uma dimensão verdadeiramente titânica no segmento do crédito ao consumo, pois a carteira deste tipo de crédito, ascenderá a 14 mil milhões de euros, segundo contas do El Confidencial.

Registe-se a magnitude da compra do Santander – uma entidade, a financeira do El Corte Inglés, que teve em 2012 um volume de negócios que rondou os 6.6 mil milhões, tendo esta última entidade financiado 42% dos créditos concedidos em Espanha, por entidades financeiras para a aquisição de bens de consumo.

A operação vai agora ser sujeita aos trâmites legais, que envolvem as respetivas autorizações regulatórias com Bruxelas, com o Banco central Espanhol e até com o Banco de Portugal. Algo que só deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2014.

Santander Consumer Finance vai ser gigante no crédito ao consumo, 5.0 out of 5 based on 1 rating

 

VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 5.0/5 (1 voto)

Mediadora de seguros e principal dinamizadora da criação da Seguros Mais, detém formação superior em Engenharia que aplica nas áreas da consultoria e formação, não deixando de ser elemento ativo nas publicações e avaliações do site.

Deixe um comentário