Seguros da Europamut

seguros europamutA Europamut é uma seguradora cujo objetivo é facilitar o acesso dos portugueses aos produtos das três organizações mutualistas francesas MGEN, UMR e a belga Integrale, que decidiram unir esforços para encontrar uma solução de proteção social mútua para os países que não dispunham de sistemas de proteção semelhantes.

Desta união constituiu-se a Europamut.

Focada na área da saúde, a Europamut dispõe, entre outros produtos, de seguros de saúde que não envolvem respostas a um questionário médico, não pressupõem exclusões, nem sequer impõem limites de idade.

É uma empresa que não entra no segmento particular, (infelizmente, dirão alguns), estando direcionada para empresas, fundações e associações, tendo assinado protocolos entre outros, com os professores, os engenheiros, a PSP, a Mutuália e com a Casa da Imprensa.

O mutualismo é um sistema privado de proteção social com vista ao auxílio das pessoas em situações de carência ou melhoramento das suas condições de vida.

A adesão é efetuada de forma voluntária, e existe um fundo comum gerado pelas quotas dos mutualistas, permitindo garantir o futuro dos próprios e dos seus familiares.

Em troca de uma contribuição, os mutualistas auferem cobertura pelos riscos segurados, seja por doença, invalidez, maternidade, etc., através de planos de saúde e de reforma.

Já aqui podemos ter-nos referido à Europamut como uma seguradora. É um abuso de linguagem, pois na realidade, os dois estatutos são distintos.

Existe uma diferença entre as companhias de seguro e as organizações mutualistas, uma vez que estas últimas não têm como objetivo o lucro.

Para a MGEN e Integrale, representadas pela Europamut em Portugal, os interesses dos membros está para além do foco no negócio.

Proteção Saúde Europamut

Relativamente a este ramo, o seguro de saúde da Europamut cobre as doenças pré-existentes com preços atrativos em comparação com as outras seguradoras que não dispõem deste tipo de cobertura.

Existem três tipos de Planos de Saúde:

  • Complementar de Subsistemas: cujo objetivo é complementar outros planos ou sistemas;
  • Coletivos de Adesão Facultativa: que possibilita que as entidades estabeleçam protocolos com adesão pré-negociada e a preparação de planos específicos;
  • Coletivo Fechado: este plano pretende expandir planos específicos às necessidades e carências de cada entidade dando respostas diretas e imediatas.

Proteção Reforma

Também baseadas no mutualismo, a Integrale e a UMR, oferecem uma solução de proteção reforma.

Com cerca de 1500 milhões de euros ativos sob gestão, estes peritos em seguros mútuos, estão em Portugal com ofertas diferenciadoras capazes de apoiar sindicatos, associações e empresas a combaterem as suas dificuldades sociais no futuro.

Assim, podem obter uma pensão complementar, garantida por investimentos de longo prazo muitíssimo seguros, com uma taxa de juro atrativa e sem influência de interesses acionistas.

Protocolos Europamut

Como referimos, a Europamut baseia a sua atividade em Portugal nos protocolos que estabelece com diversas entidades coletivas. De seguida apresenta-se a lista do que a mutualista já protocolou:

  • Protocolo com a Federação Nacional de Educação.
  • Protocolo com os Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública.
  • Protocolo com a Associação Solidariedade e Desenvolvimento Social.
  • Protocolo com o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa.
  • Protocolo com o Sindicato Inspetores da Educação e do Ensino.

 

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.

Deixe um comentário