Melhor simulador real de condução do mundo

Novembro 28, 2007

A Toyota revelou o que chama de “melhor simulador real de condução do mundo“. A tecnologia visa ajudar a desenvolver novos dispositivos de segurança e atingir a meta máxima de eliminar todas as mortes em acidentes de viação.
Numa demonstração das suas mais recentes tecnologias de segurança no Centro Técnico Higashifuji, próximo do Monte Fuji, no sul de Tóquio, o maior construtor de carros do mundo revelou a sua nova fábrica que cria um ambiente virtual para analisar características de condução sob várias condições como embriaguez e sonolência.
A estrutura possui um compartimento em forma de cúpula colocada em cima de uma plataforma giratória sob trilhos que correm para os quatro lados em ângulos de até 25 graus que imitam a sensação de aceleração, travagem e curvas em diferentes direcções.
Melhor simulador real de condução do mundoO compartimento de 4,5 metros de altura e de 7,1 metros de extensão pode acomodar qualquer modelo de carro e possui ecrãs nos lados que mostram ambientes em movimento, dando ao condutor e passageiros a ilusão de movimento na estrada. Grandes fabricantes de carros como a Daimler AG e a Honda Motor Co possuem simuladores similares, mas o equipamento da Toyota é o primeiro a mover-se lateralmente e possui o maior alcance, com um comprimento de 35 metros de frente até à traseira e 20 metros da direita para a esquerda.

Pela primeira vez desde a conclusão da instalação em Setembro, a Toyota permitiu que repórteres entrassem no compartimento, também visível através de uma parede de vidro de uma sala adjacente. As imagens gráficas em movimento, uma representação fiel da realidade de 64km de estrada num sector perto da região, foi real o suficiente para fazer os espectadores se sentirem enjoados mesmo quando o compartimento estava estacionado. O sistema será usado para analisar o comportamento dos condutores sob diferentes condições e avaliar que tipo de medidas de segurança podem ser tomadas para reduzir acidentes nos futuros automóveis da marca.

Exame Informática

 

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.