Beja

Janeiro 19, 2014
Em
Comentários desligados

A fundação de Beja é atribuída aos Celtas, 400 anos A.C.. Calcula-se que posteriormente, Beja tenha estado controlada pelos Cartagineses, antes do domínio romano, onde assumiu um papel mais importante na região, recebendo nessa altura, o nome de Pax Julia, em honra da pacificação da terra da Lusitânia.

Após ser tomada pelos Mouros em 715, Beja recebe o nome de Baju, antes da época atribulada de conquistas e reconquistas que perdurou até ao ano de 1162, onde é reconquistada definitivamente por Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador, no reinado de D. Afonso Henriques.

Repovoada por D. Afonso III que reedificou a muralha romana com quarenta torres e onde o monarca mandou abrir sete portas que davam início a estradas que conduziam às povoações correspondentes aos seus nomes.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.