Compra de seguros pela Internet

Outubro 29, 2013

Os espanhóis estão bem mais exercitados que nós os portugueses na subscrição de seguros pela Internet, e para afirmar tal nem são necessários estudos, mas a simples constatação de que no país vizinho são vários os chamados comparadores de preços de seguros, que em Portugal não existem para este sector da atividade.

comprar seguros pela net

A MAPFRE Seguros patrocinou um estudo em Espanha sobre a procura de seguros pela Internet, sobre o qual, pesadas as diferentes realidades, ainda assim se podem extrapolar algumas conclusões para o caso português.

Desde logo, que serão os condutores no escalão etário dos 30 aos 40 anos que mais propensão têm para procurarem seguros através da web.

Segundo o referido estudo, a Internet é a preferência de 23.7% dos condutores bascos para subscreverem um seguro automóvel.

Em média, estes adeptos mais acérrimos da Internet como meio de contratarem o seguro para os seus veículos, têm entre 30 e 40 anos.

Os jovens, por outro lado, preferem os escritórios de seguros, atestado por 61.6% da amostra.

O estudo revela também alguma assimetria nos resultados quando agregados por comunidades, o que nos parece natural, já que o território espanhol é pródigo em diferentes culturas e maneiras de estar na vida.

Nalgumas comunidades espanholas, a percentagem de condutores que usa a Internet como meio para escolher o seguro para o automóvel supera já 31%.

Por cada três homens que utilizam a Internet para escolher o seguro, só duas mulheres utilizam este meio.

Por idades, 30% dos condutores entre os 30 e os 40 anos procuram através da Internet, 24.1%, entre 41 e 50 anos e 18% com menos de 30 anos.

Bizarro este resultado para o escalão mais jovem, uma vez que sabemos ser a geração mais info-incluída de todas, mas talvez sejam os agravamentos específicos para os jovens destas idades que os façam recorrer mais ao contacto pessoal com alguém que os possa esclarecer mais cabalmente.

Madrid é a comunidade em que mais se aposta na compra de seguros pela Internet, sendo a opção preferida de quatro em cada dez condutores para escolher o seu seguro auto.

A Internet supera nesta comunidade, as visitas a balcões, agentes e corretores de seguros, com 36.5%, e as que se realizam por telefone – 20%.

A procura e contratação online ganham adeptos também na Andaluzia e na Catalunha, sendo a forma favorita de 31.7% e 27.1%, respetivamente.

 

Com formação em Marketing e em Pubicidade, faz parte do núcleo de fundadores do portal Seguros Mais.

Deixe um comentário