Fundação MAPFRE com agenda cheia de responsabilidade social

Dezembro 13, 2013

A Fundação MAPFRE vai levar a cabo no próximo dia 18 de dezembro, duas importantes ações de cariz social: celebra um protocolo a propósito da Quinta Pedagógica do Pousal e inaugura um centro de combate à fome, carência e desperdício alimentar.

Fundação MAPFRE com agenda cheia de responsabilidade social

Por volta das 10h30 será assinado, na sede da MAPFRE Seguros, um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a propósito da Quinta Pedagógica do Pousal.

Às 14h00, por seu turno, será inaugurado o novo Centro Refood do Lumiar, para combater a fome, a carência e o desperdício alimentar. Uma iniciativa que contará com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, do Dr. Carlos Martins, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, e do Diretor Geral do Instituto de Ação Social da Fundação MAPFRE, Dr. Fernando Garrido Tomé. Duas iniciativas que fazem parte do programa de Responsabilidade Social desenvolvido pela MAPFRE através da sua Fundação.

Quinta que acolhe pessoas com deficiência

No dia 18 de dezembro, quarta-feira, por volta das 10h30, nas instalações da MAPFRE Seguros em Lisboa, vai ser assinado um novo protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no âmbito do desenvolvimento do projeto da Quinta Pedagógica do Pousal. Trata-se de uma quinta na Malveira que acolhe pessoas com deficiência, e que tem como objetivo disponibilizar terapêuticas inovadoras para os utentes, convidando ainda as escolas e a população à descoberta da natureza. Numa primeira fase, o apoio da Fundação MAPFRE materializou-se em 72 mil euros e, nesta segunda fase, será disponibilizada a quantia de 40 mil euros. Um projeto que representa um investimento global de cerca de 200 000 Euros e que estará concluído em 2015.

Centro Refood

Ainda neste mesmo dia, às 14h00, vai ser inaugurado mais um Centro Refood e assinado um protocolo de colaboração com a SIC Esperança para este projeto. De acordo com este protocolo, até ao início de 2014 Lisboa terá mais três núcleos Refood: o da Estrela (que foi inaugurado no passado dia 14 de outubro), o do Lumiar (que será inaugurado a 18 de dezembro) e o núcleo de São Sebastião da Pedreira, que estará em funcionamento no início de 2014. O Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, o Dr. Carlos Martins, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, o Diretor Geral do Instituto de Ação Social da Fundação MAPFRE, Dr. Fernando Garrido Tomé, e a Presidente da SIC Esperança, Dra. Mercedes Balsemão, serão as personalidades oficiais presentes nesta iniciativa.

É política da MAPFRE, através da sua Fundação, promover atividades altruístas com utilidade social que contribuam ativamente para o desenvolvimento da sociedade, para a prevenção rodoviária e para a promoção e educação para a saúde. Estas ações reforçam a qualidade da política de responsabilidade social levada a cabo pela MAPFRE e pela sua Fundação também em Portugal, e dá-nos força para continuar a desenvolver ações de cariz social, como temos vindo a fazer desde sempre.

João Gama, Diretor de Estudos de Mercado e Comunicação da MAPFRE

 O Refood é um projeto “micro-local” conduzido por cidadãos para responder a necessidades sociais. Surgiu pela mão de Hunter Halder que, ao aperceber-se das carências alimentares vividas por muitas pessoas e da comida em bom estado de conservação que era diariamente desperdiçada pelos restaurantes, começou a recolher refeições e a distribuir por quem mais necessitava. O projeto-piloto foi desenvolvido na freguesia de Nossa Senhora de Fátima e começou por apoiar cerca de 250 pessoas com uma refeição diária (pão, sopa, prato principal e sobremesa). Um ano e meio depois, comprovada a sua eficácia e face à grande resposta da sociedade civil, este foi ampliado às restantes freguesias da cidade de Lisboa, com o objetivo de tornar a capital na primeira cidade do mundo sem desperdício alimentar.

Programa Escolar de Reforço Alimentar

Ainda no âmbito do trabalho de Responsabilidade Social levado a cabo pela MAPFRE, será celebrado um protocolo de colaboração entre a Fundação MAPFRE e o Ministério da Educação e Ciência, no âmbito do Programa PERA (Programa Escolar de Reforço Alimentar), que desde setembro de 2012 tem como principal objetivo promover hábitos alimentares saudáveis, através da disponibilização, a alunos em carência alimentar identificados pelos estabelecimentos de ensino, da primeira refeição do dia – o pequeno-almoço.

São cada vez mais as famílias portuguesas que se dirigem às instituições devido a graves dificuldades financeiras, e que não deixam margem para alimentar o agregado familiar ou para fazer face às despesas com habitação, saúde e educação. Os últimos dados apontam para cerca de 300 mil pessoas que passam atualmente fome em Portugal, sendo que estes números podem ser mais elevados, tendo em conta os casos dos novos pobres que pertenciam à classe média.

 

Com formação em Marketing e em Pubicidade, faz parte do núcleo de fundadores do portal Seguros Mais.

Deixe um comentário