MAPFRE comemora 40 anos de internacionalização

Janeiro 24, 2014

MAPFRE comemora 40 anos de internacionalizaçãoO Grupo MAPFRE está a comemorar 40 anos de internacionalização. A seguradora espanhola que opera em Portugal sob a designação de MAPFRE Seguros e MAPFRE Assistance, iniciou há 40 anos o seu processo de expansão internacional com a constituição, em 1974, de uma companhia de resseguro em Bruxelas, a Compagnie Internationale d’Assurances et de Réassurances (CIAR).

Foi o primeiro passo de uma internacionalização que hoje em dia posiciona a MAPFRE como uma empresa global, presente em 46 países.

Tendo em conta os últimos dados avançados pela companhia, o Grupo obteve, nos primeiros nove meses de 2013, um lucro líquido de 683.9 milhões de euros, mais 4.3% do que em igual período do ano anterior, impulsionado justamente pelo crescimento deste mesmo negócio internacional, que representa 71 por cento do total do Grupo.

O início das operações da CIAR, a 17 de janeiro de 1974, foi o primeiro passo de uma larga trajetória de expansão que levou a MAPFRE a converter-se num grupo multinacional com presença em 46 países e com 71% do seu negócio proveniente do exterior de Espanha, onde conta com cerca de 25 mil empregados.

Este mês cumprem-se 40 anos sobre a decisão empresarial que procurou, junto das companhias ASSUBEL e AGO, promover ações coordenadas de cosseguro e de resseguro entre os principais países do mundo. Atualmente, a CIAR continua integrada num grupo gerido pela MAPFRE RE no qual participam 14 empresas da Europa e dos Estados Unidos da América.

Depois deste investimento surgiram outros, sobretudo na América Latina, onde, na década de 70, abriram os primeiros escritórios de representação de resseguro no México, Venezuela, Colômbia, Chile e Argentina. Pouco depois, a MAPFRE já operava em toda a América Latina, começando a aumentar a sua presença no resto do mundo.

Nas últimas três décadas, e para conseguir desenvolver o seu processo de internacionalização, a MAPFRE Seguros procurou fazer a leitura dos mercados e adaptar o seu modelo às diferentes realidades de cada país. O êxito desta abordagem resultou numa expansão rápida e com sucesso. Hoje, o Grupo é constituído por cerca de 200 empresas, onde trabalham mais de 37 mil pessoas, estando presente em 46 países.

Atualmente, e tendo em conta os novos desafios que se colocam ao Grupo, pela sua atual dimensão e presença global, o Conselho de Administração da MAPFRE aprovou uma nova estrutura para adaptar o Grupo à estratégia corporativa de uma seguradora global de confiança. Esta nova estrutura irá permitir avançar com o objetivo de globalidade, que implica diversificação geográfica, de produtos e serviços, e também o reforço das relações, baseadas na confiança, com todos os seus stakeholders.

Estas mudanças refletem a necessidade de prossecução dos objetivos do Grupo, tais como desenvolver políticas de crescimento rentáveis, aumentar a eficiência, reduzir os gastos, potenciar a orientação para o cliente e melhorar o retorno das atividades realizadas.

 

Mediadora de seguros e principal dinamizadora da criação da Seguros Mais, detém formação superior em Engenharia que aplica nas áreas da consultoria e formação, não deixando de ser elemento ativo nas publicações e avaliações do site.

Deixe um comentário