Receitas da MAPFRE na Europa ultrapassam os 9 mil milhões de euros

mapfre-logotipoOs negócios na Europa representam 44% do valor total de prémios e receitas pelos serviços da MAPFRE, o que faz desta região a segunda maior em termos de contribuição para os negócios do Grupo, depois da América Latina.

Em 2013, as receitas do Grupo MAPFRE na Europa alcançaram os 9,846 mil milhões de euros. A aposta pela diversificação geográfica das atividades impulsionou o crescimento da região, colocando a MAPFRE entre os 10 maiores grupos seguradores por volume de prémios. Na Europa, a MAPFRE realiza operações de seguros, resseguro e assistência em praticamente todos os países e emprega mais de 13 mil pessoas.

O mercado espanhol, onde a MAPFRE iniciou a sua atividade há 80 anos, continua a desempenhar um papel muito importante nos negócios do Grupo, com receitas de 7,514 mil milhões de euros em 2013.

Merece destaque o mercado turco, que está a adquirir uma relevância cada vez maior para o Grupo. A Turquia registou 39,7 por cento de crescimento dos negócios em 2013 e atingiu os 695 milhões de euros. O aumento registado foi impulsionado pelo crescimento dos ramos Automóvel e Saúde, bem como pela expansão da rede de agências em todo o país, onde conta com aproximadamente 700 funcionários do Grupo MAPFRE.

Também o Reino Unido se afigura como um mercado cada vez mais relevante para a MAPFRE. As atividades naquele país alcançaram os 414 milhões de euros em 2013, 6,2% mais do que no ano anterior. O Grupo, que está presente no Reino Unido desde a década de 90 do século passado, emprega cerca de 550 funcionários.

A MAPFRE, que opera atualmente em 47 países, tem como principal objetivo consolidar a sua liderança nas regiões onde já detém uma presença destacada, e avançar no desenvolvimento dos mercados norte-americano, europeu e asiático, que se tornarão áreas estratégicas para os próximos anos. Atingiu 790,5 milhões de euros em lucros líquidos em 2013, 18,7 por cento mais do que no exercício anterior. As receitas, por outro lado, chegaram a 25,889 mil milhões de euros, 2,3 por cento mais. Os prémios tiveram um crescimento de 1,2 por cento, atingindo 21,835 mil milhões de euros. Nos últimos doze meses, os fundos próprios da MAPFRE alcançaram os 7,833 mil milhões de euros, o que representa 0,3 por cento de aumento. Os ativos totais administrados aumentaram 2,2 por cento, crescendo para 66,048 mil milhões de euros.

Objetivos estratégicos do Grupo MAPFRE para os próximos três anos

Na Assembleia Geral de Acionistas da MAPFRE, que se realizou no passado dia 14 de março, em Madrid, o Presidente do Grupo MAPFRE, Antonio Huertas, divulgou os objetivos estratégicos do Grupo para os próximos três anos, entre os quais se destacam a previsão de ultrapassar os 30 mil milhões de euros em receitas, a permanência do índice combinado do Grupo em menos de 96 por cento, e manter os dividendos nos níveis atuais de rentabilidade.

A MAPFRE é o primeiro grupo multinacional de seguros na América Latina e uma das 20 primeiras empresas no ramo de seguros de Automóveis nos Estados Unidos.

Factos relacionados:

  • Europa representa 44 por cento do negócio da MAPFRE;
  • A MAPFRE na Europa emprega mais de 13 mil pessoas;
  • Para além de Espanha, com mais de 7,5 mil milhões de euros, é de salientar a participação da Turquia e do Reino Unido, com 695 milhões de euros e 414 milhões de euros, respetivamente;
  • A MAPFRE estabeleceu como objetivo até 2016 receitas globais na ordem dos 30 mil milhões de euros;

 

TOC e formadora em Contabilidade Financeira, Analitica e Fiscalidade. Colaboradora da Seguros Mais

Deixe um comentário