1808-1892

Novembro 15, 2013

Tranquilidade 1871O ano de 1808 assistiu à fundação de uma companhia de seguros que se nos últimos anos não tivesse sido alvo de fusões, seria atualmente uma das mais antigas seguradoras do mundo.

Falamos da Bonança, se não tivesse sido fundida com a Império e mais recentemente ainda aglutinada na Fidelidade.

Fundada por José Diogo de Bastos em 1808, tendo a sua primeira apólice sido emitida a 30 de Setembro deste ano.

1833

O ano de 1833 assinala outro marco importante da história dos seguros. O código do comércio da autoria de Ferreira Borges vem substituir as disposições da Casa de Seguros.

1835

No ano de 1835 nasce no Porto, mais precisamente na Rua Ferreira Borges nº 20, a Douro Companhia de Seguros, fundada pela Associação do Comércio do Porto, com o empenho de José Ferreira Borges, autor do Código Comercial Português que tinha iniciado em 1830, alterando assim as disposições da Casa de Seguros.

A seguradora instalou-se posteriormente no Largo de S. Domingos, no Porto. Esta seguradora foi a primeira precursora do que atualmente é a AXA Portugal.

Nasceu também em 1835 a Companhia de Seguros Fidelidade, por iniciativa de negociantes de Lisboa, bem integrada no espírito da época, refletindo no nome o mérito do desempenho da sua atividade, como aconteceu com outras companhias fundadas por essa altura: Sossego Comum, Rectidão, Boa Fé, etc.

A 24 de Agosto encontrava-se pronto o projeto de Estatutos da nova Companhia, que tomaria riscos marítimos, contra incêndio e sobre vidas, com o nome de Fidelidade e um cão deitado por emblema.

1853

Neste ano surge a Garantia Companhia de Seguros com sede na rua Ferreira Borges nº37 no Porto, e também nesta cidade no mesmo ano surge a Equidade Companhia de Seguros sendo constituída com elementos dissidentes da Companhia de Seguros Garantia.

1871

Ano de criação da Indemnizadora Companhia De Seguros no Porto, onde também é criada a Tranquilidade Companhia De Seguros com a sua primeira sede na Rua de Sá da Bandeira nº 136 – 1º.

Fundada no Porto, sob a designação de “Companhia de Seguros Tranquilidade Portuense“ é a seguradora que está na génese da atual Tranquilidade.

1892

A Açoreana Companhia de Seguros nasceu a 2 de Abril de 1892, e iniciou atividade em pleno coração da cidade de Ponta Delgada, tomando de renda parte de um estreito edifício de rés-do-chão e dois andares, sito no Largo da Matriz, n.º 45, que ainda hoje fazendo parte integrante da sua Sede Social.

 

Principal dinamizadora da criação da Seguros Mais, detém formação superior em Engenharia que aplica nas áreas da consultoria e formação, não deixando de ser elemento ativo nas publicações e avaliações do site.