1990-1999

Novembro 16, 2013

AXA no Porto

Em 1990, a Generali Vida – Companhia de Seguros, S.A., é constituída para explorar o ramo Vida.

1991

Em 1991, a Scottish Union – Companhia de Seguros de Vida, é constituída para explorar o ramo Vida.

A BPA-Seguros de Vida, S.A., foi constituída para explorar o ramo Vida. Acabaria uma década depois por ser incorporada por fusão na Ocidental.

1992

Em 1992 dá-se a reprivatização da Mundial-Confiança, tendo o controlo acionista sido devolvido ao grupo empresarial que detinha participação maioritária no período anterior à nacionalização.

A Victoria Seguros de Vida, S.A., foi constituída para explorar o ramo Vida, mediante a transferência de carteira de seguros de Vida da sucursal em Portugal da Victoria Lebensversicherung Aktiengesellsachft (anterior a 1975, também denominada Victoria – Sociedade Anónima de Seguros de Vida, S.A.), que encerrou.

Foi autorizada a abertura em Portugal de uma sucursal da empresa de seguros espanhola Mapfre Asistencia, Compañia Internacional de Seguros y Reaseguros, S.A., que veio explorar ramos Não Vida.

1993

Constituiu-se a Companhia de Seguros Tranquilidade Vida para explorar o ramo Vida.

1993 é também o ano de constituição da Europ Assistance – Companhia Portuguesa de Seguros de Assistência, S.A., para explorar o ramo assistência.

1994

Inicia a sua atividade no ramo Vida a Companhia de Seguros Tranquilidade Vida, S.A.

A BFE-Seguros, Companhia de Seguros de Vida,  foi constituída para explorar o ramo Vida.

Surge a Rural Seguros – Companhia de Seguros de Ramos Reais, S.A.. Esta seguradora está hoje integrada na CA Seguros.

Foi constituída a Victoria Seguros, S.A. para explorar os ramos Não Vida mediante a transferência de carteira da sucursal em Portugal da empresa de seguros alemã Victoria Versicherung Aktiengesellsachft, que encerrou.

1995

Constitui-se a Aliança UAP.

A Scottish Union – Companhia de Seguros de Vida, altera a denominação para BPI Vida – Companhia de Seguros de Vida.

Foi constituída a Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, S.A., para explorar os ramos Não Vida, e especializar-se nos ramos doença e assistência. Trata-se da seguradora que dará origem à Médis.

A sucursal em Portugal da empresa de seguros alemã Victoria Krakenversicherung Aktiengesellsachft (Victória Sociedade Anónima de Seguros de Saúde) encerrou na sequência da transferência da sua carteira de seguros para a Victoria Seguros,S.A..

1996

Constitui-se a Espírito Santo, Companhia de Seguros, S.A.

Ainda neste ano, a Sociedade Portuguesa de Seguros adquire as operações em Portugal da PFA, Companhia do Grupo Athéna.

A Seguro Directo Gere – Companhia de Seguros, S.A., foi constituída para explorar ramos Não Vida.

Dá-se o estabelecimento em Portugal de uma sucursal da empresa de seguros francesa Prevoir – Vie Group Prevoir, que veio explorar o ramo Vida.

1997

Em 1997 é constituída em Portugal a AXA Portugal.

Tudo começou em 1991 quando a Aliança Seguradora S.A. é privatizada a 51%, e é então que os maiores acionistas da Aliança Seguradora, da Garantia e da UAP Portugal (Vida e Não Vida) decidem juntar as suas atividades e estabelecem um protocolo para a criação do Grupo Segurador Aliança UAP, que é constituída oficialmente em 1995 sob a designação de Aliança UAP, Companhia de Seguros, S.A.

Em 1997 a Aliança UAP muda de nome e de imagem depois da fusão entre a AXA e a UAP, em França.

Também em 1997, a Social e a Scottish Union Portugal fundem-se por incorporação com a Portugal Previdente. O Grupo BPI, que detinha o capital daquelas seguradoras, torna-se um acionista importante da Portugal Previdente, na base de um acordo de parceria com o Grupo Allianz.

A Via Directa – Companhia de Seguros, S.A., foi constituída para explorar ramos Não Vida.

1998

É o ano da seguradora Metropole adoptar oficialmente a designação de Zurich Companhia de Seguros S.A.

Também em 1998 é criado o primeiro website de uma seguradora em Portugal. A honra e o pioneirismo coube à Generali.

A Crédito Agrícola Vida – Companhia de Seguros, S.A. é fundada.

A Império Adeslas – Companhia de Seguros de Saúde, S.A., foi constituída para explorar ramos Não Vida. Ficará na história da Médis.

Detida pela Via Directa, nasce a OK! teleseguros no seio do Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD), a segunda seguradora direta a operar em Portugal.

1999

Surge a Allianz Portugal em resultado da fusão da Portugal Previdente e da Sociedade Portuguesa de Seguros, no quadro de uma vasta reorganização do Grupo Allianz a nível mundial, após a tomada de controlo do Grupo AGF.

A Companhia de Seguros Império, S.A., transferiu parcialmente a sua carteira de seguros, relativa aos contratos do ramo doença para a Império Adeslas – Companhia de Seguros de Saúde, S.A, constituida no ano anterior.

A sucursal em Portugal da empresa de seguros do Reino Unido, Commercial Union Assurance Company Limited, alterou a sua denominação, na sequência da mudança de denominação da sede, para CGU International Insurance plc.

 

Principal dinamizadora da criação da Seguros Mais, detém formação superior em Engenharia que aplica nas áreas da consultoria e formação, não deixando de ser elemento ativo nas publicações e avaliações do site.