A MetLife atingiu cinco anos de neutralidade carbónica

Junho 17, 2022

A MetLife, companhia de serviços financeiros líder mundial em seguros, pensões, benefícios para funcionários e gestão de ativos, atingiu cinco anos de neutralidade carbónica nos seus edifícios, veículos e viagens de negócios.

A MetLife atingiu cinco anos de neutralidade carbónica

Para a MetLife, a construção de um mundo mais seguro faz parte do seu propósito como empresa, tanto no momento de prestar proteção financeira e apoio aos seus clientes, como nas ações que desenvolve em matéria de sustentabilidade e combate às alterações climáticas.

Para atingir os seus objetivos de sustentabilidade, a seguradora está a implementar uma série de medidas transversais, nomeadamente o investimento em inovação para reduzir as emissões de carbono, o apoio a governos que fomentem a eficiência energética e as energias renováveis.

“A MetLife tem um compromisso a longo prazo com o ambiente, alinhado com o nosso propósito como empresa. Construir um futuro mais seguro exige que usemos os recursos naturais de forma sustentável e enfrentemos com urgência o desafio das alterações climáticas. Estamos conscientes de que os nossos clientes, e a sociedade em geral, esperam da MetLife comportamentos que minimizem o impacto sobre o ambiente. Também os nossos trabalhadores querem trabalhar para uma empresa cujos valores corporativos estão alinhados com os seus próprios valores pessoais. Como tal, temos de apoiar este compromisso com investimentos responsáveis, para construir operações mais sustentáveis, protegendo as nossas comunidades”

Oscar Herencia, Vice-presidente da MetLife para o sul da Europa e diretor geral para Espanha e Portugal. Cinco anos a limitar a pegada de carbono

Para conseguir este objetivo, a MetLife arrancou com uma série de medidas imediatas para responder às alterações climáticas. Em 2021, a empresa atingiu a neutralidade carbónica nos seus escritórios corporativos, frota de veículos e viagens de negócios dos funcionários. A MetLife alcançou este objetivo durante cinco anos consecutivos, demonstrando que a mudança é possível e pode ser alcançada através da estratégia e do empenho da empresa e de todos os envolvidos.

A MetLife salienta a importância de tomar medidas imediatas para uma transição a longo prazo onde o mais importante é integrar as práticas de sustentabilidade em todas as operações, tanto a nível global como doméstico. Isto significa reduzir o consumo de energia, os resíduos, a água e as emissões de carbono.

Entre as medidas a implementar para melhorar os escritórios está a ionização bipolar (BPI), que irá aumentar a purificação do ar dentro dos edifícios, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de energia. Além disso, para emissões de GEE que requerem um prazo mais longo, a organização está a comprar energia renovável e a apoiar-se em projetos de redução de carbono certificados por terceiros em mercados onde, por sua vez, as economias locais são estimuladas.

Edifícios mais sustentáveis e fim do plástico

MetLife reforça medidas transversais para combater as mudanças climáticas, com a implementação da ionização bipolar (BPI) para aumentar a purificação do ar no interior dos edifícios, a eliminação do plástico ou o objetivo de plantar 5 milhões de árvores até 2030.

O impacto dos edifícios no ambiente também está a ser tratado com programas que melhoram o desempenho financeiro e ambiental das instalações. Em Portugal, por exemplo, a MetLife tem janelas com isolamento térmico, tecnologia de iluminação LED, sensores de presença em salas de reuniões e escritórios, e os andares individuais foram sectorizados, evitando a necessidade de iluminar o piso inteiro. Além disso, foi implementado um programa para a reciclagem e reutilização de materiais de impressão, que permite a reciclagem do toner de equipamentos multifuncionais.

No que diz respeito ao plástico, a utilização de garrafas de água de plástico foi eliminada e estão a ser feitos esforços para limitar e terminar a sua utilização noutras áreas, ao mesmo tempo que se procuram alternativas mais sustentáveis ao plástico.

A estratégia e compromisso ambiental da seguradora reflete-se na conquista, pelo quarto ano consecutivo, do prémio Excelência Sustentável, a distinção mais alta atribuída pelo programa ENERGY STAR.

Como resultado destas medidas, juntamente com a sua contribuição para a redução da utilização de energia e das emissões em toda a sua carteira, a MetLife voltou a receber, pelo quarto ano consecutivo, o Prémio de Excelência Sustentável, a mais alta distinção conferida pelo programa ENERGY STAR. É atribuído a organizações que tenham assumido um compromisso a longo prazo no combate às alterações climáticas e na proteção da saúde pública através da eficiência energética e que tenham demonstrado liderança ano após ano.

Ações para conseguir um mundo mais sustentável

O voluntariado corporativo é um dos pilares mais importantes para a empresa e, todos os anos, a MetLife organiza ações para apoiar, formar e melhorar pessoas e comunidades. A Fundação MetLife colabora com a organização sem fins lucrativos EcoRise para formar e preparar os estudantes em literacia financeira e ambiental. Por outro lado, a MetLife assumiu o compromisso de plantar cinco milhões de árvores até 2030 em áreas desmatadas, em colaboração com a MetLife Foundation e a Arbor Day Foundation. E adotou um desafio global para a recolha de lixo e resíduos, no qual a equipa da Península Ibérica está altamente empenhada através de diferentes eventos anuais.

A MetLife está a fazer progressos constantes de ano para ano no sentido do seu objetivo de uma economia de baixo carbono para travar as alterações climáticas.

As realizações da MetLife este ano incluem:

  • Integrar o risco climático no quadro de gestão de risco da MetLife e desenvolver capacidades de avaliação de impacto.
  • Reforçar a política ambiental global e a declaração sobre as alterações climáticas que inclui a supervisão a nível do Conselho de Administração.
  • Lançamento de um Quadro Financeiro Sustentável para alinhar ainda mais as atividades empresariais e de investimento com a agenda climática e a emissão do primeiro financiamento “verde” da indústria seguradora nos EUA.
  • Uma emissão de 750 milhões de dólares através do Metropolitan Life Global Funding I, que irá apoiar a melhoria ambiental.
  • Gestão de mais de 28,7 mil milhões de dólares em investimentos verdes, incluindo eficiência energética e projetos imobiliários renováveis.
  • Criação de um grupo de trabalho interfuncional para a promoção de temas relacionados com ESG.

 

Com formação em Marketing e em Pubicidade, faz parte do núcleo de fundadores do portal Seguros Mais.

Deixe um comentário