Seguro de casa: não deixe de o ter

Janeiro 5, 2011
Comentários desligados

Quando vi a casa pela primeira vez pensei logo ser a habitação dos meus sonhos. Comecei logo a pensar na decoração e em todos os detalhes. Hoje estamos felizes aqui e sabemos que, se houver algum problema, contamos com o seguro multiriscos habitação para nos ajudar. Uma casa é um bem duradouro, mas que se deteriora facilmente.

A sua habitação está exposta a danos de causa natural e de origem humana. A manutenção da sua casa é cara e nem sempre possível de efectuar quando necessária. Em tempo de crise, o seguro de casa pode ser uma daquelas coisas que abdica quando os rendimentos não chegam. Não o faça. Ele não é tão cara assim … tentes antes baixar o prémio.
O seguro de habitação como seguro de protecção global à sua casam pode assumir duas vertentes: a componente Edifício e a componente Recheio.
São várias as garantias de um seguro casa.

O seguro responde até aos capitais garantidos por perdas e por danos que resultem dos riscos que estiverem descritos nas várias coberturas pelas quais o seguro responde. Essas coberturas podem estar directamente ligadas à componente Recheio e/ou Edifício. O seguro habitação tem ainda associada uma cobertura de responsabilidade civil do segurado e das pessoas que compõem o seu agregado familiar, e ainda de quaisquer outras que lhe possam prestar serviços domésticos.
O seguro de casa diz-se multiriscos pois o elenco das coberturas não termina por aqui. Garante ainda nos casos de morte do segurado ou cônjuge, desde que esta se dê em resultado de incêndio, explosão, queda de raio ou acto violento decorrente de um roubo, tenha ele sido consumado ou mesmo frustrado.

Pode subscrever o seguro da casa nas suas 2 modalidade: edifício e recheio, ou subscrevê-lo para uma delas em separado.

O seu seguro habitação pode estar sobrevalorizado e caro demais

Se fez o seu seguro da casa na altura de pedir o seu crédito habitação provavelmente este é desajustado e está a pagar demais.

Poupe no prémio do seu seguro multiriscos, mas não nas coberturas. Pague menos, ou então pague o mesmo mas com mais coberturas e um capital de recheio mais elevado.

Capitais do seguro da casa

A definição do capital é dos factores mais importantes a ter em conta na subscrição de um seguro habitação.
No caso da modalidade Edifício, deve corresponder ao valor real da reconstrução da habitação, e não ao seu valor de mercado.
Na componente Recheio, o capital seguro deve retratar o valor de substituição em novo dos bens seguros. Deve pensar quanto lhe vai custar a repor e/ou substituir os bens.

Não adianta declarar valores superiores aos indicados, pois em caso de sinistro não será esse o valor a receber.
Se os bens estiverem avaliados no contrato do seguro da casa por um valor inferior ao real, em caso de sinistro, a companhia só responderá pela parte proporcional ao valor seguro.

Este método de proporcionalidade, consiste na aplicação de disposições legais estabelecidas para o caso em que o capital seguro é inferior ao valor de reconstrução (Edifício) ou ao valor de substituição em novo (Recheio).
Se tal suceder, o segurado responderá pela parte proporcional ao prejuízos.

Segurança e Protecção Global

As seguradoras procedem anualmente à actualização dos capitais.
Se adquirir novos bens que mexam consideravelmente com o valor do recheio da sua casa, deverá proceder ao aumento do capital seguro na proporção do valor real desses bens.

Muitos dos seguros multiriscos habitação incluem um serviço de assistência ao domicílio.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 0.0/5 (0 votos)

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.