Automóveis Toyota ainda mais seguros

Janeiro 25, 2008

Automóveis Toyota ainda mais segurosJá lhe tínhamos mostrado que a Toyota criou o que considerou ser o Melhor simulador real de condução do mundo. Parece que a marca nipónica leva mesmo muito a sério a questão da segurança (para que os seguros automóvel sejam cada vez menos necessários) pois acaba de desenvolver mais um sistema de segurança.

O sistema desenvolvido pela Toyota analisa o movimento dos olhos do condutor e alerta-o caso exista a possibilidade de ocorrer um acidente. O sistema de segurança, que será incluído ainda este ano nalguns modelos de automóveis da construtora japonesa, é composto por um radar que monitoriza a estrada e uma câmara que regista o movimento das pálpebras do condutor e avalia o grau de atenção que este presta à via em cada momento.

Sempre que o radar determinar a possibilidade de ocorrer um acidente, confronta esses dados com os recolhidos pela câmara, e, caso se verifiquem indícios de menor atenção do condutor, é accionado um alarme e uma luz de emergência.

Se a situação evoluir e o sistema considerar que é provável dar-se o acidente, chama novamente a atenção do condutor accionando o pedal de travão intermitentemente e com grande frequência (um pouco à semelhança do funcionamento do sistemas ABS). Caso o embate seja considerado inevitável, o sistema de segurança prepara os travões e os cintos de segurança para a colisão.

Apesar de a Toyota não ter revelado quando chegarão ao mercado japonês os primeiros automóveis com esta tecnologia, estima-se que possam aparecer já nos próximos meses. Quanto ao mercado internacional, a construtora ainda não tem planos definidos para lançar modelos equipados com este sistema de segurança fora de portas.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.