Distração do condutor é causa de um décimo dos acidentes de automóvel

Julho 21, 2012

distracões ao volanteUm décimo dos acidentes ocorridos na estrada resultam de distração dos condutores. Isto se pudermos extrapolar para o nosso país os dados do estudo Distrações ao Volante, realizado pelo Centro de Tecnologia da Allianz.

Verificar a roupa, colocar o relógio, ajeitar o penteado, retirar ou ajustar um brinco ou uma peça de jóia, apanhar um objeto caído, e controlar ao espelho problemas na pele ou nos dentes, são algumas das ações que frequentemente conduzem ao acidente.

O referido estudo que foi realizado em Munique, na Alemanha e sustentado num inquérito representativo aos condutores da Alemanha, Áustria e Suíça, verificou também que a condução de um veículo automóvel compreende muitas vezes uma série de atividades “menos desejáveis”, para colocar as coisas de maneira suave, como sendo o ato de se barbear, ou a mudança de roupa.

O estudo indica ainda casos em que as senhoras condutoras aplicam batom, ou tratam das unhas, ocorrências de mudança de óculos (esta é relativamente pacífica), aplicação de protetor solar, tomas de medicação, colocação de gravatas e ainda mudança de sapatos!!!

Os condutores na maior parte dos casos não encaram estas ações ou distrações como perigosas e não raras vezes executam-nas de modo automático sem sequer terem a noção de as estarem a realizar.

Para Jorg Kubitzki, um investigador de acidentes do Centro de Tecnologia da Allianz, é precisamente dessa natureza das ações que advém a perigosidade das mesmas.

Muitos condutores não se apercebem do perigo dos rápidos olhares que enviam ao espelho.

Os investigadores da Allianz calcularam que cada olhar ao espelho pode durar vários segundos.

Há casos, como a aplicação de maquilhagem (outra distração comum), que podem reduzir em 40 por cento a atenção do condutor, uma vez que este deixa de olhar para a estrada durante a fatia considerável do tempo em que se está a maquilhar.

Os condutores deviam pensar que alguns segundos de distração podem custar uma vida, a deles ou a de outros.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.

Deixe um comentário