Menor consumo implica menor segurança

Abril 20, 2009

Menor consumo implica menor segurançaO IIHS, um organismo norte-americano com responsabilidade no domínio da segurança automóvel, deduz em estudo realizado recentemente, que quem preferem adquirir pequenos carros utilitários com vista a economizar combustível, acaba abdicando da componente segurança automóvel. Segundo o estudo, que envolveu várias simulações de acidentes automóvel com carros utilitários, os níveis de segurança destes pequenos veículos, deixam muito a desejar, quando comparados com os índices de segurança dos veículos de maiores dimensões e menos economizadores de combustível.

O Insurance Institute for Highway Safety estabelece mesmo a associação entre o número de mortes nas auto-estradas (domínio onde a sua acção é mais particular) e os veículos utilitários, onde os elementos de segurança são mais reduzidos.

Esta questão sofreu recentemente um enfoque especial, aquando da escalada do preço do petróleo, que levou muitos consumidores a adquirirem veículos mais económicos, mas segundo as conclusões do estudo, também menos seguros.

O IIHS sugere a adopção de medidas que combinem a segurança com a economia de combustível e não necessariamente a escolha de um factor em detrimento do outro.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.