Seguro de crédito para facilitar investimento entre Portugal e Angola

Julho 6, 2012
Comentários desligados

seguros de crédito Portugal AngolaDurante uma conferência organizada pela Ordem dos Engenheiros, o ministro da Economia de Angola, admitiu a criação de um seguro de crédito para facilitar as relações de investimento entre Portugal e Angola.

Marcio Gurgel, o ministro da Economia de Angola, confirmou ainda que o governo angolano está empenhado na desburocratização dos processos de registo e de assessoria aos investidores.

Recentemente, foram aprovadas linhas de crédito para as PME e existe um novo instrumento que pode ser estudado – um seguro de crédito – quer para empresas portuguesas em Angola, quer para empresas angolanas em Portugal.

Segundo o ministro angolano, da parte dos investidores daquele país africano de língua e expressão portuguesa, além da banca, existem reservas a explorar no sector financeiro.

Lembre-se que a Sonangol (presidida por Isabel dos Santos) detém participações muito relevantes nos bancos portugueses BPI e BCP, dois dos maiores bancos portugueses.

Também Álvaro Santos Pereira, ministro português da Economia, defendeu as vantagens para ambos os países do estabelecimento de parcerias entre empresas portuguesas e angolanas.

À saída do encontro com o seu homólogo angolano, disse que as empresas de capital português e angolano terão acesso a linhas de crédito bonificado.

 

Temos que proporcionar o desenvolvimento das oportunidades. Fala-se muito da crise, mas a melhor maneira de ultrapassar as dificuldades passa por uma agenda de reindustrialização.

Portugal deve voltar a fazer o mesmo que fez durante muito tempo, abrir-se ao mundo e aos países irmãos.

É necessário apostar na diversificação económica para Angola, pois as empresas portuguesas são empresas de excelência.

Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia de Portugal

 As exportações portuguesas para Angola cresceram 29.3% neste primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011.

 

TOC e formadora em Contabilidade Financeira, Analitica e Fiscalidade. Colaboradora da Seguros Mais