Seguros dentários são ambíguos e enganam subscritores

Novembro 11, 2011
Comentários desligados

seguros dentarios ambíguosO bastonário da Ordem dos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva acusa as seguradoras de induzirem em erro os subscritores de seguros dentários visando unicamente o lucro, e em resposta propõe a criação de uma tabela que define os atos medico-dentários. O representante dos dentistas acusa as seguradoras de falta de transparência e carateriza os seguros de saúde como pantanosos no que concerne à publicidade que é feita em relação a alguns tratamentos gratuitos enquadrados nos seguros de saúde e seguros dentários, que na realidade acabam por não o serem.
Orlando Monteiro da Silva alerta para a necessidade de legislar o enquadramento dos seguros de saúde, e refere que é apenas o lucro que está na base das regras que as seguradoras e as convenções pretendem impor na prática medico-dentária.

São várias as queixas de quem aderem a um seguro dentário e que pensa ter subscrito uma proteção global, quando afinal apenas fica abrangido por meia dúzia de atos médico-dentários.

Tabela de atos médico-dentários

O bastonário dos dentistas reivindica uma uniformização de critérios para terminar com o livre arbítrio e fazer com que os subscritores de seguros possam saber as coberturas a que têm direito, daí podendo comparar, escolher e decidir pelos seguros dentários mais convenientes

A tabela com os atos médicos próprios dos dentistas foi já criada e abarca 786 atos. A Ordem dos dentistas propõe que a tabela seja adotada por médicos, seguradoras e empresas das convenções.

Na perspetiva dos seguros dentários, as seguradoras deverão detalhar na tabela o custo de cada ato médico de forma a que o consumidor seja devidamente informado.

A ambiguidade atual chega ao ponto da simples restauração de um dente, na terminologia médica poder ser expressa por 46 atos distintos. A adopção da mesma terminologia por médicos, convenções e seguradoras é uma imperiosidade.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.