Cheque dentista e rastreio do cancro oral

cheque dentistaNão chegamos a dizer-lhe que os cheques dentista que aqui publicitamos anteriormente e que constituíam uma valiosa medida para os cuidados de saúde oral da população em geral e das crianças em particular, tinham, sido suspensos para este último grupo etário há uns meses atrás.

Felizmente que não o fizemos, pois assim evitamos incomodá-lo com mais uma notícia infeliz e agora podemos anunciar-lhe que os referidos cheques dentista estão de volta a 1 de janeiro para a população para os quais estava suspensa a sua emissão, ou seja, para os jovens que iniciaram o ano letivo 2012-2013 em outubro.

Isto mesmo foi hoje anunciado pelo secretário de Estado da Saúde no fim da sessão de abertura do XXI Congresso Anual da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorre na Exponor em Matosinhos.

Segundo o responsável, para 2013, o orçamento previsto será pelo menos idêntico ao de 2012, ou seja, 16 milhões de euros. Nas aparentes boas intenções do governo, não está posta de lado a possibilidade/desejo de o reforçar até, de modo a poder cobrir toda a população em risco.

Fernando Leal da Costa deu ainda a novidade de que o Ministério da Saúde pretende avançar com um rastreio do cancro oral durante o próximo ano, para poder proceder ao despiste precoce de lesões suspeitas.

Nos fumadores por exemplo, há um risco aumentado de lesões que passam despercebidas por serem indolores e que mais tarde se revelam carcinomas. Se forem tratadas precocemente, a cura e a remoção completa das lesões pré-cancerosas é possível.

É bom que o serviço nacional de saúde comece a investir um pouco mais na saúde oral e que não obrigue os contribuintes a contratarem seguros de estomatologia privados para poderem ter alguma assistência na saúde das suas bocas e dentes.

 

Mediadora de seguros e principal dinamizadora da criação da Seguros Mais, detém formação superior em Engenharia que aplica nas áreas da consultoria e formação, não deixando de ser elemento ativo nas publicações e avaliações do site.

Deixe um comentário