O cancro oral aflige

cancro oralEmbora o Estado português não olhe para os cuidados de saúde oral com a importância que o assunto mereceria, as pessoas em geral e os britânicos em particular, admite muita apreensão quanto a doenças deste foro.

Um estudo conduzido pela British Dental Health Foundation, que entendemos aqui dar nota e pensamos não correr grandes riscos em extrapolar para a população portuguesa, evidencia que metade dos indivíduos (50.3%) admite ter mais medo de ter cancro oral que qualquer outro tipo de cancro.

Cerca de 75 por cento dos respondentes acredita que não está em risco de contrair cancro oral, apesar de nos últimos anos, o Reino Unido ter assistido a um grande crescimento deste tipo de cancro.

Os responsáveis por este estudo estimam que na próxima década, no Reino Unido, cerca de 60 mil pessoas vão ser diagnosticadas com cancro oral.

Se a deteção não for realizado num estádio primário da doença, os investigadores também estimam que serão cerca de 30 mil as vítimas mortais.

Fumar e beber álcool em excesso pode aumentar o risco de desenvolver cancro oral cerca de 30 vezes. Os especialistas apontam ainda o papilomavirus humano com a principal causa da doença nos próximos dez anos e cerca de metade dos casos no Reino Unido têm sido associados a uma má alimentação.

Nigel Carter, Chief Executive da British Dental Health Foundation

Contar com um profissional da saúde oral que nos veja com alguma regularidade e possa despistar quaisquer sintomas de que venhamos a padecer, é mais uma das vantagens de ser seguido por um médico dentista.

Infelizmente, o Estado não aposta nestes cuidados e praticamente não os engloba no cada vez menos público Serviço Nacional de Saúde, daí que muitos portugueses sintam necessidade de assegurar estes cuidados através da subscrição de seguros dentários privados que lhes permitam custear o serem seguidos e contarem com o acompanhamento de um médico dentista.

Pode-lhe interessar também:

Cheque dentista e rastreio do cancro oral

Cuidados dentários têm plano até 2020

Seguro da Fidelidade para tratamento do cancro

 

TOC e formadora em Contabilidade Financeira, Analitica e Fiscalidade. Colaboradora da Seguros Mais

Deixe um comentário