Seguro para cultura de tomates

Os industriais da fileira do tomate anseiam por um seguro específico para esta cultura e como tal pediram à ministra da Agricultura que intercedesse junto das seguradoras para que estas criem um seguro que permita alargar a duração da campanha do tomate e a inclusão do risco de chuvas persistentes.

seguro para tomate

Este pedido é ainda mais premente dado o período excessivamente chuvoso que acabamos de viver e que não se repetia desde há quarenta anos.

Com tanta chuva, o início da campanha do tomate está atrasado quase um mês, o que faz as unidades transformadoras do tomate e as organizações produtoras desejarem ainda mais um seguro que permita alargar a duração das campanhas até 15 de Outubro.

Os seguros agrícolas genéricos excluem a cobertura para os riscos mais relevantes para esta cultura específica do tomate e gozam de coberturas pouco significantes pra este setor face à época do ano em que o tomate é produzido.

A desadequação leva os produtores a não contratarem seguros, situação superável a contendo para todos – produtores e seguradoras – se estas últimas adequassem um seguro aos ricos específicos desta cultura.

Trata-se de clientes não negligenciáveis para as seguradoras portuguesas, dada a sua dimensão, pois atingiram as quase 1.3 milhões de toneladas de produção de tomate, das quais 95% são para exportação, perfazendo 250 milhões de euros.

Um seguro para o tomate permitiria ainda alavancar estes valores.

Seguro para cultura de tomates, 5.0 out of 5 based on 1 rating

 

VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 5.0/5 (1 voto)

Com formação em Marketing e em Pubicidade, faz parte do núcleo de fundadores do portal Seguros Mais.

Deixe um comentário