Maiores seguradoras portuguesas em 2013

Fevereiro 13, 2014

Os dados finais apurados pela Associação Portuguesa de Seguradoras para o ano de 2013, evidenciam um crescimento muito apreciado do volume total de prémios de seguros e contribuições.

No global, tendo em conta os ramos vida e Não Vida, o setor segurador português atingiu um volume de receitas de 13.1 mil milhões de euros, o que significa um aumento de 20% face aos valores apurados para 2012.

Rara terá por certo sido a atividade em Portugal, que cresceu tanto.

Top 10 das Maiores seguradoras portuguesas

No entanto, as boas notícias não são extensíveis a todos os ramos e tipos de seguros.

Grande parte deste crescimento foi ditado apenas por um produto de seguros, que já tinha dado mostras de se tornar especialmente atrativo em conjunturas voláteis como a que vivemos.

Falo dos produtos de poupança, cuja procura determinou quase inteiramente a melhoria do ramo Vida. Ramo que por sua vez foi decisivo no comportamento global dos seguros.

Na realidade, a larga maioria dos produtos de poupança comercializados por companhias de seguros têm uma atratividade adicional em relação aos demais, geralmente transacionados pelas instituições bancárias: estes produtos, constituindo-se como seguros, oferecem garantias de capital e rendimento aos investidores, o que é um elemento de segurança obviamente muito valorizado nestas situações de crise.

Por outro lado, este tipo de produto oferece também, em simultâneo, uma participação significativa nos resultados, envolvendo diretamente os aforradores em potenciais valorizações das carteiras.

Assim, que seja difícil evidenciar surpresa, ao constatar que foram precisamente estes produtos que estabeleceram grande parte da expansão do ramo Vida em 2013.

Não é de estranhar então, que entre as companhias de seguros que mais faturaram e mais posições subiram no ranking das seguradoras em 2013, estejam seguradoras vida, como o BPI Vida, a Ocidental Vida, Lusitania Vida, Zurich Vida e BES Vida.

A BES Vida é mesmo a segunda maior seguradora no conjunto de todos os ramos, logo a seguir à gigante Fidelidade, que desde 2012 incorpora a carteira da Império Bonança, mostrando-se ainda maior.

A BES Vida aumentou a sua produção total de seguros em cerca de 40%, e mais reforçaria o seu segundo lugar no Ranking, se a Ocidental Vida não tivesse feito ainda melhor, quase duplicando a produção.

Mas a maior subida foi a da seguradora BPI Vida, que agora é quarta, tendo subido 8 posições no ranking e mais que triplicado a sua produção.

Aliás, no top 10 da produção total das seguradoras nacionais, quatro são seguradoras exclusivamente do ramo Vida, o que diz muito da relevância deste ramo nos números da produção total de seguros.

Top 50 das maiores seguradoras portuguesas

Pode-lhe interessar também:

Maiores seguradoras automóvel à lupa

Maiores seguradoras europeias

 

Mediadora de seguros e principal dinamizadora da criação da Seguros Mais, detém formação superior em Engenharia que aplica nas áreas da consultoria e formação, não deixando de ser elemento ativo nas publicações e avaliações do site.

Deixe um comentário