Os seguros de saúde, de vida, acidentes pessoais, assistência e viagem durante a pandemia

Março 16, 2020

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) indicou que a declaração de pandemia do Covid-19 não altera o funcionamento dos seguros de saúde, nem exclui coberturas contratadas nos seguros de vida, na maioria dos contratos.

Em comunicado, a associação esclareceu que, no que se refere à cobertura de riscos, no âmbito dos seguros de saúde, a declaração oficial de pandemia não determinou qualquer alteração ao funcionamento destes seguros, daí continuarem a ser pagas as prestações contratualmente devidas.

Seguros de vida com Covid-19

Quanto aos seguros de vida, a generalidade dos contratos não tem qualquer exclusão das coberturas contratadas por efeito da declaração de pandemia.

Consequências da pandemia nos seguros de acidentes de trabalho

Nos acidentes de trabalho estão incluídos os que ocorram no desempenho de funções em regime de teletrabalho, seja por indicação da autoridade pública ou da entidade empregadora.

Consideram-se como acidentes de trabalho, por seu turno, os que são ocorridos no desempenho de funções em regime de teletrabalho, seja por indicação da autoridade pública ou da entidade empregadora.

Seguros de assistência e viagem e o Covid-19

Finalmente, em relação aos seguros de assistência e de viagens, os segurados que tenham contratado directamente o seguro e se vejam impedidos de viajar por infecção com o Covid‑19, podem na maioria dos casos, accionar esta cobertura, desde que ocorra internamento hospitalar e/ou quarentena.

Seguradoras em teletrabalho mas assegurando continuidade das operações

A APS refere ainda que as seguradoras estão a implementar os planos de contingência, incluindo o recurso ao teletrabalho, de forma aa salvaguardar as melhores condições de segurança e de saúde dos seus colaboradores, bem como manter sem disrupções significativas a sua actividade.

A APS recomenda que os contactos com os clientes sejam efectuados, preferencialmente, via electrónica ou por telefone.

Seguradoras serão solidárias

De acordo com a APS, as seguradoras têm dado provas da sua solidariedade quando o país, as pessoas e a economia mais precisam e não deixarão de o voltar a fazer. Assim, reitera a disponibilidade para colaborar na implementação das medidas recomendadas e na procura de soluções concertadas com as autoridades públicas.

Os seguros de saúde, de vida, acidentes pessoais, assistência e viagem durante a pandemia, 5.0 out of 5 based on 1 rating

 

VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 5.0/5 (1 voto)

Com formação em Marketing e em Pubicidade, faz parte do núcleo de fundadores do portal Seguros Mais.

Deixe um comentário