Poupar no seguro de casa

Dezembro 6, 2011

seguro da casaHá um mês atrás demos-lhe conta de algumas dicas para poder poupar em seguros. No caso, referimo-nos aos casos do seguro auto, do seguro de saúde e do seguro dentário. Está na altura de um novo fascículo dessa saga, e seguindo o que lemos no Dinheiro Vivo, vimos mostrar-lhe como pode poupar no seguro da casa.

Não é que o que lemos seja novidade, apenas vem a propósito, porque em vez de lhe sugerirmos que mude de seguro de casa, para poder pagar menos por um seguro multirriscos mais equilibrado, o que na generalidade dos casos é a melhor forma de poupar, propomos-lhe apenas uma alteração no contrato.

Então se para eu poupar mais no seguro de casa devo mudar de seguro para outra companhia que esteja com um produto de habitação mais equilibrado, porque me estão a sugerir apenas uma alteração no meu atual contrato de seguro?

A resposta é simples. A maioria dos portugueses têm crédito habitação, porventura é o seu caso. Ao negociarmos o nosso crédito habitação, a generalidade dos bancos, impingem-nos o seu seguro de casa, acenando-nos com uma ligeira redução no spread praticado no empréstimo. Daí, que muitos dos nossos leitores não devam mudar de seguro. Nalguns casos estão mesmo inibidos de o fazerem porque nas condições contratualizadas com o banco aquando do crédito da casa, comprometeram-se a celebrar e a manter este seguro. Podem mesmo ver a taxa de juro do crédito habitação agravada se o fizerem.

Assim, especialmente para aqueles casos em que não pode mudar para um seguro de habitação mais barato, fica aqui esta dica para poupar no seguro da casa, que passa pela renegociação do capital desse seguro.

O capital do seguro multirriscos deve refletir o valor da reconstrução do imóvel, mas na realidade, os bancos preparam a subscrição destes seguro e fazem-no contratar pelo cliente tendo como capital o valor da aquisição da casa, ou o capital emprestado ao cliente.

Quanto maior for o capital, mais tem que pagar pelo seguro, daí que quando prémio do seguro multirriscos da casa está a ser calculado com base no valor do empréstimo ou no valor total da compra da casa, está a pagar demais, e paga por algo que nunca lhe será restituído em caso de sinistro.

Se é o seu caso, contacte o banco para redimensionar o capital e fazê-la aproximar-se do real custo de reconstrução da casa no caso de ocorrer um sinistro que a destrua por completo.

No caso de destruição do imóvel, o seu seguro de casa vai apenas pagar-lhe as despesas com essa reconstrução e não o valor do empréstimo que pediu nem o valor de mercado da sua habitação.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.