Seguradoras em risco de queda de ratings

Dezembro 12, 2011
Comentários desligados

seguradoras perdem ratingSão 15 as seguradoras europeias que atualmente estão em vias de verem os seus ratings revistos em baixa pela agência de notação Standard & Poor’s. Entre as quinze seguradoras, embora algumas tenham filiais em Portugal, a única que é efetivamente portuguesa é a Millenniumbcp-Ageas, a detentora da Ocidental seguros.

Temos então entre as quinze, os casos da espanhola Mapfre, alemã Allianz, francesa AXA, e italiana Generali, que embora sejam as empresas-mãe a estarem ameaçadas de perda de notação, dispõe de filiais com o mesmo nome no nosso país, que com certeza de ressentem nalguma medida do que possa afetar a seguradora mãe.

Para além destas, o grupo das quinze fica completo com a também espanhola Nacional de Reaseguros, as francesas Caisse Centrale de Reassurance e CNP Group, as britânicas Aviva e Unipol Group, a italiana Cattolica di Assicurazione, as irlandesas RSA e IPB e por fim as eslovenas Triglav Group e Pozavarovalnica Sava.

Este anúncio segue-se, lembre-se à ameaça de descida de rating de vários países da zona Euro, entre os quais, a Alemanha, Luxemburgo, Finlândia e Áustria, que ainda dispõem da classificação máxima de triplo A.

O comunicado da Standard & Poor’s indicia mesmo que o rating das seguradoras agora postas sob ameaça dependerá precisamente dos resultados obtidos pela agência de rating em relação aos países sobre os quais pende a descida de triplo A. Os ratings a longo prazo destas companhias de seguros poderão diminuir 1 ou 2 escalões, e as classificações a curto prazo de algumas delas podem degradar-se um nível.

No caso da Mapfre, atualmente com a nota A, a baixa pode ser de dois escalões, bem como a Axa, a seguradora Allianz e a Aviva, enquanto que a Nacional de Reaseguros, com classificação de A+, poderia cair uma posição, bem como a Unipol e a Cattolica.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.