Setor segurador europeu mantém-se robusto

Julho 4, 2011

testes de stress do setor seguradorQuase dez por cento das 221 seguradoras da União Europeia sujeitas a avaliação por testes de resistência não têm um capital entendido satisfatório para poderem resistir aos choques económicos de natureza excepcional. No entanto, com uma taxa de sucesso de 90%, o setor segurador europeu pode considerar-se de forma geral que se mantém robusto face à possibilidade de ocorrerem grandes choques, segundo o comunicado da própria Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma.
A actividade seguradora europeia continua globalmente robusta. A esmagadora maioria – 90% – dos grupos seguradores avaliados, prosseguem cumprindo com as exigências mínimas de capitais próprios, mesmo para os cenários mais negativos, disse à France Press o presidente do regulador europeu, p português Gabriel Bernardino.

Os testes não foram apenas realizados a grupos seguradores da EU, mas também a empresas de seguros e resseguradoras da Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Uma amostra que representa 60% do total das empresas destes países.

Cerca de 10% (13) dos grupos participantes e das empresas não cumprem os requisitos de capital mínimo ao abrigo de um cenário adverso.

Os testes de stress incluem riscos relacionados com o negócio dos seguros, com o mercado e com o crédito, e não propriamente cenários de previsão do que possa vir a acontecer num futuro mais ou menos próximo.

Ao contrário do que se passa com os testes de stress da Banca, nestes testes da responsabilidade do regulador europeu da actividade seguradora, esta entidade preferiu a publicação agregada de resultados em vez particularizar os desempenhos instituição a instituição.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.