Sobre os seguros de responsabilidade civil profissional

Junho 27, 2013

responsabilidade civil administradoresSobre os seguros de responsabilidade civil profissional, mais concretamente em relação aos que protegem a atividade executiva, li hoje um artigo no jornal OJE, que começava da seguinte maneira.

  1. Enfrentar uma reclamação e um eventual pedido de indemnização por atos ou omissões em contexto profissional é um risco cada vez mais acentuado pelos tempos de crise que invadem o país.
  2. Transferir esse risco para uma companhia de seguros é uma solução cada vez mais procurada pelas novas gerações de profissionais.

O primeiro parágrafo é praticamente uma tautologia. Ninguém o contesta.

A discordância está na segunda das afirmações, ou melhor, em relação à tendência que o artigo diz estar a formar-se na crescente procura por soluções de seguros de responsabilidade profissional.

Até porque ainda muito recentemente, um estudo da AEP dava conta que em grande medida, o empresário português nem conhece o seguro de responsabilidade civil para administradores.

Estaremos a falar da mesma realidade?

Ou a verdade estará no estudo da AEP, no que concerne à generalidade das empresas portuguesas que têm que sobreviver por elas mesmas, e depois existe uma outra verdade para as empresas de capitais públicos, ou mesmo não sendo públicas, multinacionais e outras, que gravitam à volta do centralismo de Lisboa e dele conseguem grossas fatias de dinheiro, que também por isso convém utilizar nalguma medida para acautelar ações judiciais e outros?

Vocês sabem do que eu estou a falar!

Otávio Machado, ex-treinador de futebol

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.

1 Comentários

Deixe um comentário