Aumentam as queixas referentes ao seguro automóvel

Setembro 21, 2011

seguro automóvel reclamaçõesSe bem que os números que lhe vou referir tenham muito a ver como as novas e variadas formas que o consumidor tem ao seu alcance para poder reclamar, que foram proporcionadas, e muito bem, pelo supervisor de seguros português – o Instituto de Seguros de Portugal, e que esse fato serve de alguma maneira de atenuante, não deixa de ser negativo, que a quantidade de reclamações referentes ao produto seguro automóvel tenham aumentado 29% na primeira metade deste ano, quando comparadas com igual período de 2010.

Dos 5298 processos iniciados pelos consumidores de seguro automóvel junto do Instituto de Seguros de Portugal, 2863 foram analisados e registam um record, que supera como foi referido em 29% os números comparáveis de 2010. No mesmo período do ano passado forem avaliadas 2219 reclamações referentes a casos de protesto em relação a práticas afins ao seguro automóvel.

Na opinião dos responsáveis pelo ISP, o acréscimo poderá significar alguma deterioração da qualidade da prestação do serviço seguro auto realizada pelas companhias de seguros e outros operadores que vendem seguro auto, mas não será a única razão, nem provavelmente, digo eu, a mais determinante.

Queixas seguro automóvel

O crescente número de meios de reclamação a que o utente de seguros podem recorrer na tentativa de fazer valer os seus direitos como consumidor de seguros, essa sim, parece-me a razão mais preponderante para este aumento. O ISP obriga entre outros deveres, a que os operadores de seguros tenham um gestor de reclamações e um provedor do cliente – factos que facilitam sobremaneira o processo de queixa.

No caso do seguro de carro deve estar sempre atento às tarifas, realizando simulações de seguro automóvel com frequência que lhe asseguraram um seguro mais barato.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.