Directiva Solvency II: Axa não vê razões para mudar

Outubro 19, 2009
Em AXA

Seguros AXAA directiva Solvency II que deverá entrar em vigor em 2012, pretende alinhar os requisitos de crédito das seguradoras europeias com a quantidade de risco que essas companhias de seguros assumem. A directiva está ainda em fase de planeamento estando a Comissão Europeia em negociações com a indústria e os reguladores do sector segurador. No entanto, o CEO da Axa, Henri de Castries, adianta já não ver motivos para mudar as regras na Europa.

Segundo o CEO da AXA, os seguradores europeus não deviam ser obrigados a aumentar as reservas de capital, uma vez que têm um papel estabilizador no sistema financeiro e não podem representar risco sistémico para os mercados. Reportando-se ao exemplo da conjuntura que atravessamos, De Castries afirma que a actual crise o provou, pois nenhuma empresa seguradora sofreu de problemas de liquidez ou de falta de capital devido à sua actividade no sector dos seguros.

“Os seguradores não estão interligados” da mesma forma que os bancos, explicou de Castries à Bloomberg. ” Axa não segura a Allianz e a Allianz não segura a Axa, enquanto o BNP pede dinheiro emprestado ao UniCredit e o UniCredit pede emprestado ao BNP”, acrescentou o CEO da AXA.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.