1980-1989

Novembro 16, 2013

criação do Instituto de Seguros de PortugalEm 1980, a Bonança procede à sua fusão com as seguradoras União, Ultramarina e Comércio Industria.

Ainda nesse ano, o Grupo MAS é integrado na Fidelidade.

1981

A Companhia de Seguros Alentejo é integrada na Império.

1982

1982 é o ano da criação da  APS – Associação Portuguesa de Seguradores e da alteração da denominação do organismo que tutela e supervisiona os seguros em Portugal, passando o Instituto Nacional de Seguros a ter a designação atual de ISP –  Instituto de Seguros de Portugal.

1983

A sucursal em Portugal da companhia de seguros do Reino Unido, Commercial Union Assurance Company Limited, engrossa a sua carteira de seguros com a transferência de ativos decorrente do encerramento da The Northern Assurance Company Limited.

1985

Chega a Portugal, em 1985, a seguradora Alico, agora MetLife, sendo a primeira de origem estrangeira a estabelecer-se em território nacional.

1986

A 6 de Junho de 1986 foi fundada, a Lusitania Companhia de Seguros, SA

Também neste ano, é inscrita no Instituto de Seguros de Portugal a filial da seguradora espanhola – a Mafre Portugal.

1987

A 15 de Maio de 1987 foi constituída a Lusitania Vida, Companhia de Seguros, SA, empresa dedicada à exploração do ramo vida e em cujo capital participa a própria Lusitania e o Montepio Geral.

Foi constituída a Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros de Vida, S.A., e a Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros, S.A., respetivamente para operarem nos ramos Vida e Não Vida.

1988

Em 1988 foi constituída a Companhia de Seguros Global, ativa apenas nos ramos reais. A Global acabou integrada na Açoreana.

Nesse mesmo ano foi constituída outra companhia que já não existe como tal – a Companhia de Seguros Real, reunindo um elevado número de acionistas do Porto e Norte, e que como referimos acabou por vir a ser integrada na Lusitania em 2009.

1989

As delegações gerais da UAP passam a sociedades de direito local, surgindo as designações UAP Portugal, Companhia de Seguros de Vida, S.A. e a UAP Portugal, Companhia de Seguros, S.A..

A Aliança Seguradora, EP é transformada em pessoa coletiva de direito privado, passando a Aliança Seguradora, SA.

A UAP adquire uma participação na Garantia, iniciando-se o projeto Garantia UAP Seguros.

A Real Vida Seguros, S.A., foi constituída para explorar o ramo Vida.

Também neste ano, a Portugal Previdente passa a fazer parte do Grupo Allianz, uma vez que o Grupo Allianz se tornou acionista maioritário da RAS – Riunione Adriatica di Sicurtà, que detém a PP.

A O Trabalho Vida – Companhia de Seguros, S.A., foi constituída para explorar o ramo Vida.  A Global – Companhia de Seguros e a sua irmã para o ramo Vida foram constituídas. Por sinal, O Trabalho e Global, atualmente estão incorporadas na Açoreana.

 

Principal dinamizadora da criação da Seguros Mais, detém formação superior em Engenharia que aplica nas áreas da consultoria e formação, não deixando de ser elemento ativo nas publicações e avaliações do site.