2000-2009

Novembro 16, 2013

Em 2000, a Lusitania compra a delegação portuguesa de seguros não vida, da Royal & Sun Alliance.

Nesse mesmo ano a Império é incorporada na Bonança passando a designar-se como Império Bonança Companhia de Seguros S.A., dando-se início a um processo de convergência: Uma Seguradora, Duas Marcas, Duas Redes.

A BPA-Seguros, S.A., transferiu parcialmente a sua carteira de seguros, à excepção dos riscos industriais, para a Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros, S.A..

2001

A Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros de Vida, S.A., incorpora por fusão, a BPA-Seguros de Vida, S.A., que assim se extingue.

2002

Concluiu-se a fusão entre as seguradoras Mundial-Confiança e Fidelidade, embora a nova companhia passe a operar através das marcas e redes Mundial-Confiança e Fidelidade que pese o facto de estarem integradas numa mesma entidade jurídica, apresentam individualidade comercial.

Foi criada também a EUROSAP, seguradora criada pela Macif em Portugal em conjunto com alguns sindicatos e mutuas.

Maus resultados técnicos e uma má imagem pública fez com que a fundação Oriente ao comprar posteriormente a seguradora, lhe tivesse alterado a denominação para Companhia de Seguros Sagres.

Por fusão, a Açoreana incorporou as seguradoras Oceânica e O Trabalho.

A Império Adeslas – Companhia de Seguros de Saúde, S.A., foi incorporada, por fusão, na Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, S.A., com a consequente extinção da incorporada.

A Victoria Seguros, S.A., alterou o seu objeto social para gestão de participações sociais e alterou a sua denominação social para Victoria Internacional de Portugal, SGPS, S.A., tendo em simultâneo transferido a sua carteira de seguros dos ramos Não Vida para a nova empresa de seguros que se constituiu para explorar seguros dos ramos Não Vida, com a denominação social de Victoria Seguros, S.A..

2003

A norte-america Liberty compra a Europeia e passa a fazer parte do mercado nacional de seguros.

A sucursal em Portugal da empresa de seguros do Reino Unido, CGU International Insurance plc, encerrou na sequência da transferência da sua carteira de seguros dos ramos Não Vida para a Victoria Seguros, S.A..

2005

Em 2005, a Gan Portugal adopta o nome da casa mãe e passa a designar-se como Groupama Seguros.

A Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, S.A., altera a sua denominação social para Médis – Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, S.A..

Estabelecimento em Portugal de uma sucursal da empresa de seguros do Reino Unido, GE Mortgage Insurance Limited e que logo alterou a sua denominação para Genworth Financial Mortgage Insurance Limited, estando a operar nos ramos Não Vida.

A seguradora direta Seguro Directo passa por aquisição, a integrar o Grupo AXA Portugal.

lista de seguradoras diretas

2006

A Espírito Santo Seguros, Companhia de Seguros, S.A., alterou a sua denominação social para BES – Companhia de Seguros, S.A.

Ainda no universo Espírito Santo, a Companhia de Seguros Tranquilidade Vida, S.A., transferiu parte da sua carteira para a T-Vida – Companhia de Seguros, S.A. e alterou a sua denominação

social para BES Vida – Companhia de Seguros, S.A.

Neste ano, surge a CA Seguros com a alteração da denominação social da Rural Seguros – Companhia de Seguros de Ramos Reais, S.A., para Crédito Agrícola Seguros – Companhia de Seguros
de Ramos Reais, S.A.

Foi criada a Popular Seguros – Companhia de Seguros, S.A., para operar nos ramos Não Vida.

A ACP-Mobilidade – Sociedade de Seguros de Assistência, S.A., foi constituída para explorar o ramo assistência.

2007

Em 2007, é constituída a Multicare pela então Caixa Seguros, SGPS, SA. – a atual Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A., que passou a funcionar como seguradora especializada na gestão de seguros de saúde.

A Finibanco Vida – Companhia de Seguros de Vida, S.A., entra em atividade para explorar o ramo Vida.

Surge mais uma seguradora direta – a N Seguros, S.A., é constituída dentro do grupo BPN para intervir nos ramos Não Vida.

Nasce mais uma seguradora direta – a Sempre Seguros. Detendo a Seguro Directo há já dois anos, o Grupo AXA Portugal faz nova incursão nos canais diretos, desta feita numa parceria em que o controlo dos recursos não operacionais era da Publipartner, uma empresa do universo Media Capital. O tempo de vida da Seguros Sempre foi curto e rapidamente foi incorporada na Seguro Directo.

2008

A Companhia de Seguros Claro que tinha recebido autorização no ano anterior, para operar no domínio dos ramos não Vida, alterou a sua denominação para Seguros Logo, S.A..

A Seguros LOGO é uma empresa do Grupo Espírito Santo, detida a 100% pela Companhia de Seguros Tranquilidade, S.A.

2009

A Lusitania compra as seguradoras não vida, Real Seguros e N Seguros, mantendo a marca da segunda. As seguradoras foram adquiridas no decurso da nacionalização do BPN.

Neste ano, a Lusitania cresceu ainda mais, integrando a Mutuamar – Mútua de Seguros dos Armadores de Pesca de Arrasto, por aquisição e tendo criado em resultado da incorporação, a marca Lusitania Mar.

Em Novembro de 2009, o Banif acordou a compra de mais de 80% do capital das companhias de seguros Global e Global Vida. O grupo BANIF que já detinha a Açoreana, passou a ser responsável por 1.4 mil milhões de euros em ativos e mais de 680 milhões de prémios brutos anuais no negócio segurador. O negócio ficou pendente de autorizações e só no ano seguinte, a Açoreana aglutina a Global.

A Mapfre Portugal Seguros de Vida, S.A., foi constituída para explorar o ramo Vida, e nesse mesmo ano, alterou a sua denominação social para Mapfre Seguros de Vida, S.A..

A Zurich Companhia de Seguros, S.A., foi incorporada na empresa de seguros irlandesa Zurich Insurance PLC, com a consequente extinção da incorporada. Estabeleceu-se assim em Portugal, uma sucursal da empresa de seguros irlandesa Zurich Insurance PLC, que veio explorar os ramos Não Vida.

 

Principal dinamizadora da criação da Seguros Mais, detém formação superior em Engenharia que aplica nas áreas da consultoria e formação, não deixando de ser elemento ativo nas publicações e avaliações do site.