Autoestradas inteligentes que carregam os carros elétricos

Setembro 11, 2013

Os nossos automóveis estão a ficar mais inteligentes cada dia que passa, mas poderemos nós dizer o mesmo em relação às nossas estradas? Particularmente em relação às estradas portuguesas?

autoestradas inteligentes

O designer holandês Daan Roosegaarde, acredita que existe um manancial de energia por aproveitar literalmente debaixo das rodas dos nossos carros.

Vencedor do prestigiado INDEX: Award 2013, na categoria Comunidade, o conceito de Roosegaarde, chamado Autoestrada Inteligente, pretende modernizar as estradas europeias tornando-as experiências interativas que pavimentam o caminho em direção à sustentabilidade ambiental e a uma maior segurança pública.

Desenhado em colaboração com a Heijmans Infrastructure e a Dutch multinational Development, o projeto Autoestrada Inteligente visa dotar as autoestradas com tecnologia inovadora que permita comunicar visualmente eventuais condições perigosas da estrada, dar conta de interrupções de trânsito, recarregar diretamente os carros elétricos e até gerar energia que possa alimentar a sua própria iluminação.

Sendo pintadas com um pó luminescente que as faz brilhar no escuro, estas faixas nas autoestradas carregam-se de energia durante o dia e podem iluminar as estradas durante cerca de dez horas à noite, reduzindo a necessidade de iluminação adicional.

Seguradoras deveriam investir mais em segurança automóvel

Penso que as seguradoras, nomeadaemente as seguradoras automóvel deveriam tomar parte neste tipo de iniciativas, que podem contribuir para baixar a sinistralidade e como tal, tornar o negócio do seguro automóvel ainda mais atrativo para as companhias de seguros.

Veja o vídeo.

Autoestradas inteligentes que carregam os carros elétricos, 5.0 out of 5 based on 1 rating
VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 5.0/5 (1 voto)

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.

Deixe um comentário