Automóveis sem seguro matam 49 pessoas

Novembro 26, 2007

Quarenta e nove pessoas morreram e 456 ficaram feridas na sequência de acidentes com automóveis sem seguro obrigatório, no primeiro semestre do ano. O Fundo de Garantia Automóvel, FGA, responsável pelo pagamento das indemnizações nestes casos, já abriu 2884 processos a acidentes com automóveis sem seguro, 186 dos quais respeitam a sinistros com carros em contramão e 36 atropelamentos.

Automóveis sem seguro matam 49 pessoas

O Fundo de Garantia Automóvel (FGA) existe para ressarcir os lesados de acidentes rodoviários, quando o responsável não beneficie de seguro automóvel obrigatório.

Em 2006, o FGA pagou 27,6 milhões de euros em indemnizações a vítimas de acidentes com automóveis sem seguro. Em reembolsos, no entanto só foram recuperados 2,7 milhões de euros o que faz com que o fundo multiplique as formas de recuperação dessas dívidas.
Com mais ou menos dificuldade em convencer o devedor, o que é certo é que na maioria das vezes, o Fundo consegue chegar a acordo. Tanto mais que os pagamentos são facilitados, ou seja, são permitidos pagamentos a prestações. Para identificar o automobilista sem seguro, o Fundo pede informações à GNR, às repartições de finanças e à segurança social.

Portugal Diário

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.