Cuidados para passar um Carnaval seguro

Fevereiro 8, 2013

carnaval seguroAproxima-se o Carnaval e os brasileiros vão vibrar com a sua maior festa popular.

Folia, comemorações, alegria e viagens por todo o Brasil poderão ditar aqui ou ali algum dissabor que é necessário evitar tendo um Carnaval seguro.

Para que todos aproveitem o Carnaval com tranquilidade e segurança, nós aqui na Seguros Mais fazemos um apanhado de várias dicas que algumas seguradoras trouxeram a público nesta data para auxiliar os segurados a atravessarem a época com precaução gozando bem a festa.

Cuidados para os condutores

Para aqueles que vão viajar, nunca deixar de prestar a máxima atenção à estrada é primordial. Siga os conselhos da Tokio Marine.

Não se distraia ao conversar com passageiros. Não opere equipamentos como celulares, GPS e outros enquanto dirige. Não escolha pegar objetos do porta-luvas na hora de estar ao volante e não fume, e se for senhora também não se maquie.

Depois já sabe: álcool nem vê-lo. Não deve dirigir após a ingestão de bebida alcoólica e/ou sob o efeito de medicamentos ou outro tipo de drogas.

O seu veículo também deve ser inspecionado antes de sair para a estrada.

Não viaje se estiver em falta com a revisão, ou se o painel de instrumentos der advertências ainda não tratadas.

Veja o estado dos pneus, combustível, óleo do motor, água e fluido de freio.

Preocupe-se em ser bem visto na estrada e em ver bem os outros: observe bem o funcionamento dos faróis, lanternas, sinalizadores de freio e de direção.

Faça um simples teste na própria garagem ou no estacionamento, acionando separadamente cada sinalizador, e observando o funcionamento que se reflete nas paredes, veículos ou portão.

Já na estrada tenha muito cuidado com a sinalização.

Se vai para sítios que não conhece tenha cuidado redobrado. Sempre atento às placas de trânsito e com uma considerável distância de segurança e baixa velocidade para poder reagir bem às mudanças de direção.

Cuidados para se proteger do roubo do automóvel

Se vai para uma cidade diferente é natural que desconheça os locais mais visados pelos ladrões de automóveis, e pode sem saber, colocar o seu carro em risco.

Até as abordagens aos semáforos podem ser perigosas nestes ambientes diferentes que não conhece.

Ao estar mais concentrado que o habitual no caminho, pode descuidar-se do que o rodeia.

Claro que se investiu em equipamento de segurança estará bem mais protegido.

Alarmes inteligentes que ligam para o celular do dono do carro em caso de furto, rastreadores e bloqueadores de já são acessíveis e reforçam os cuidados com o veículo, mas a prudência faz bem a todos.

Assim, ao viajar, procure saber com quem mora na cidade para onde vai, quais os locais mais seguros para estacionar o automóvel.

Estude o caminho de antemão para poder manter-se atento durante o trajeto.

Uma vez chegado ao destino, não deixe objetos dentro do veículo que possam chamar a atenção dos ladrões e ao estacionar, seja breve ao sair, embora deva verificar se há alguém suspeito ao redor.

Do mesmo modo, quando voltar à sua viatura, pegue sua chave antes de chegar ao veículo, sem a mostrar, e arranque o mais depressa possível.

Na circulação, evite ficar parado em semáforos. Doseie a aproximação ao semáforo quando avistar o sinal fechado, para minimizar o tempo que lá ficará parado.

Cuidados com a residência quando viajar

Sendo o Carnaval uma época em que muitos brasileiros deixam a residência vazia, a Sul América procedeu a um levantamento em sua base de clientes do seguro residencial para perceber os principais cuidados a ter quando se deixa a residência vazia.

Os dados da Sul América permitem concluir que os maiores acionamentos ocorreram por problemas de natureza elétrica, seguido de efeitos de vendavais e finalmente de roubo.

Ora vejamos então que precauções devemos tomar, guiados até com a intenção de minorar estas ocorrências e outras.

Entre as recomendações simples como trancar as janelas com cadeados internos, testar os alarmes sonoros e luminosos, junta-se tendo em vistas os riscos elétricos, a necessidade de desligar das tomadas todos os equipamentos eletrônicos possíveis.

Evite dizer nas redes sociais que foi viajar e não poste fotos enquanto estiver ausente.

Não esqueça desativar a função “Check-in”, disponível em algumas redes sociais, para que as outras pessoas não saibam que está longe da residência.

Para quem pretende ficar fora por um período superior ao do Carnaval, a Sul América sugere que peça a um vizinho ou familiar de confiança que pelo menos uma vez ao dia vá recolher correspondência.

Existem empresas de monitoramento que podem ser contratadas para este efeito.

Dê conta a um vizinho, e não à vizinhança toda, aliás sempre que for viajar, evite chamar muita atenção da vizinhança, saia da residência de forma discreta e prefira os horários de pouco movimento.

Outra recomendação é deixar os seus contatos telefónicos com esse vizinho de confiança caso precise falar com você durante o período em que estiver ausente.

Ah! E diminua o som dos telefones para que não se perceba que não há pessoas para atender.

Revisão do Carnaval

Ao dar-lhe conta dos cuidados que deveria ter com o seu veículo antes de ir de viagem neste Carnaval, falamos-lhe da revisão do carro.

Pois em fevereiro a Porto Seguro realiza nos seus Centros Automotivos de todo o País a Revisão de Carnaval.

O objetivo é incentivar os segurados e também os que não o são, a efetuarem a manutenção preventiva de seus automóveis, para garantir a segurança de todos nestes dias Carnavalescos.

A Porto Seguro disponibiliza dois pacotes de serviços, que o cliente pode escolher de acordo com a sua preferência.

Um pacote 1 de 4 x R$ 25.00 com alinhamento de direção, balanceamento das rodas e a substituição do fluído de freio.

Um segundo pacote por 4 x R$ 45.00 que inclui alinhamento e balanceamento, troca de óleo e do filtro de óleo.

Durante a revisão, os segurados ainda podem fazer diagnósticos gratuitos à suspensão, direção e freios, bateria, alternador e injeção eletrônica; rodízio de pneus; regulagem de faróis e troca de lâmpadas; óleo do motor e filtros.

Tudo a postos para o Carnaval na BB Mapfre

O BB Mapfre está a postos para garantir a qualidade e segurança no atendimento aos clientes durante o Carnaval.

Vai mesmo elevar sua capacidade de atendimento e reforçar a sua frota exclusiva.

A campanha da BB Mapfre abrangerá 395 cidades e 580 prestadores, estimando uma previsão de prestação de 13500 serviços, como Socorro Mecânico, Táxi, Chaveiros e Guincho Auto.

A Rede de Prestadores estará presente nos dias de feriados e pontes para suporte a central de atendimento e prestadores. O pessoal da BB Mapfre realizará conferências periódicas com atuações tempestivas caso seja necessário.

 

Graduado em ciências contábeis, exerce a sua atividade no domínio da corretagem de seguros no Brasil há quase dez anos.

Deixe um comentário