Empreender contra todos os riscos

Junho 11, 2012
Comentários desligados

empreendorismo sem riscoEstá desempregado mas tem espírito empreendedor. Conforme as polémicas declarações do primeiro ministro de Portugal, esse desemprego pode ser uma oportunidade. Sabe bem que não é assim para a esmagadora maioria de todos os que perderam o emprego, mas para si pode ser.

É qualificado, amealhou um bom pé-de-meia.

É uma pessoa capaz, que sempre teve ideias, nunca teve foi tempo para as aplicar.

Porque não fazê-lo agora?

A rotina de se levantar todos os dias para ir para o emprego acabou. Porque não ir buscar ao baú uma daquelas ideias que teve e lançar mãos a implementá-la constituindo a pequena empresa com que sempre sonhou?

Mas, e se correr tudo mal?

Para justificar a inércia pensa no pior. Pensa em todos os males que podem acontecer ao seu projeto, à sua empresa, depois de montá-la.

Nós vamos ajudá-lo.

Vamos rebater tudo aquilo em que pensar que poderá destruir a empresa que deseja criar. Vamos contradizer e desmentir toda e qualquer catástrofe de que se lembre.

Esforce-se por pensar em peripécias de um cenário dantesco para a sua empresa, e nós, para cada pesadelo, combatê-lo-emos com o seguro apropriado.

Seguro multiriscos

O primeiro azar que lhe ocorre é logo bastante drástico – incêndio total das instalações. As instalações que ainda nem estão pagas.

Não tem sorte. Combater este cenário e do mais fácil que há.

Existe o seguro multiriscos que na componente incêndio até é obrigatório. O seguro multirriscos com coberturas específicas para a sua empresa, mas que no restante até se assemelha ao seguro de casa que também deverá ter, vai responder pelos estragos causados por esse fogo dantesco.

Seguro de Privação de Uso

Segundo golpe: as instalações da empresa foram adquiridas, são próprias, embora estejam a ser pagas em leasing, e como estão ainda a decorrer os trabalhos de recuperação originados pelo sinistro, ninguém pode trabalhar.

Estão então os salários, o leasing e outras despesas certas para pagar. E sem poder produzir!

Respondemos a revés com um seguro com cobertura de Gastos Fixos e de Privação de Uso.

Também não é por aqui que desistirá do sonho de montar um negócio.

O seguro assume os pagamentos perante funcionários e os credores, e também repõe o equipamento e as matérias-primas, e tudo o que for necessário assegurar até voltar a operar em instalações provisórias.

E a ausência de receitas pela pausa na produção? Foi resolvida com a proteção de “Perdas de Exploração”.

Seguro de responsabilidade civil de exploração

Conseguir bons recursos humanos é preponderante para o sucesso de uma organização.

Está montada a terceira situação negra, apostando no fracasso das contratações realizadas e acreditando no pior cenário possível, em que os nossos funcionários dolosamente causam danos materiais aos clientes.

Também desta nos safamos.

A empresa deve contratar um seguro de responsabilidade civil de exploração. Responde por estes danos e por erros na prática da atividade da empresa.

Acidentes de trabalho e seguro de saúde

Ainda tentando azarar o empreendimento na perspetiva dos próprios recursos humanos, joga uma quarta cartada invocando acidentes e doenças entre os colaboradores da empresa que poderão colocar em risco o desempenho da mesma.

Infrutífero, pois estes danos poderiam ser resolvidos pela subscrição de um seguro de acidentes de trabalho, que aliás é obrigatório e por um seguro de saúde de grupo, que possibilita o acesso a redes de cuidados de saúde a preços mais económicos por serem contratados em grupo.

Seguro de transporte de mercadorias

Se a sua empresa vier a ter uma propensão exportadora, e conseguir clientes no país irmão, Brasil, as viagens de barco onde são transportados os seus produtos para venda, podem ser alvo do seu pessimismo e o barco pode até naufragar.

Continuamos a resolver pois contratamos por si um seguro de transporte de mercadorias que assumiu todos os prejuízos.

Pacote de regalias para os colaboradores

Em desespero, poderá alegar que os seus funcionários ao fim de algum tempo de trabalho na sua empresa, e depois de ter contribuído até para a sua formação, são aliciamos com propostas de trabalho tentadoras das empresas que concorrem com a sua.

Mais uma vez descansamo-lo. Os seus colaboradores não o abandonarão. Aproveitando benefícios fiscais, contratamos por si planos de reforma, seguros de acidentes pessoais e seguros de vida para os seus trabalhadores.

Um salário mais alto já não será suficiente para os desviar do seu projeto.

Consultoria em seguros

Então, desiste? Já percebeu que não será por todas as catástrofes do mundo conspirarem contra si, que o seu empreendimento vai falhar? Que nesse particular pode endereçar os riscos para as seguradoras, contando com a proteção de um conjunto de seguros.

Agentes de seguros como nós, podemos ajudá-lo a identificar tudo o que necessitará ao longo do ciclo de vida da sua empresa, para melhor enfrentar o infortúnio e a adversidade.

Adaptado de um texto de Carlos Sá Queirós, da Seguramente.pt publicado no OJE

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.