Fidelidade, Ageas e Tranquilidade lideram ranking da maior seguradora

Setembro 3, 2020

A Fidelidade continua a ser a maior seguradora portuguesa (28% de quota no mercado) e a Ageas continua como número dois neste ranking (18.1% de quota de mercado), embora ambas tenham perdido dois pontos percentuais de quota do mercado segurador nacional no primeiro semestre de 2020.

Pelo contrário, a número três deste Top, a Tranquilidade, agora do Grupo Generali, aumentou a sua quota no mercado português de seguros passando de 9.6% para 13.9%, quando comparando a sua produção no primeiro semestre de 2020 e 2019.

Os dados foram divulgados pela ASF, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, supervisora do sector segurador em Portugal.

O primeiro semestre penalizou as seguradoras com negócio no ramo Vida e os dois maiores grupos baixaram o seu peso no mercado. Apenas sete grupos ou seguradoras em 22 conseguiram crescer e como referimos, a Grupo segurador Generali que inclui a Tranquilidade foi um deles.

Os efeitos da crise Covid-19 contribuíram para uma descida geral do mercado de 27.5%, provocado essencialmente pela quebra para metade na área dos seguros de vida, que afectou especialmente as seguradoras especializadas neste ramo, já penalizado pelo baixo, longo e contínuo nível das taxas de juros nos mercados mundiais.

De igual modo as seguradoras mistas, cuja exploração se faz quer no ramo Vida como no ramo Não Vida, tiveram uma quebra de 22% na sua produção. O panorama completa-se com o crescimento de 3.8% em relação ao primeiro semestre do ano passado, atingido em média pelas seguradoras apenas dedicadas a ramos Não Vida.

O grupo Fidelidade mantém-se líder de mercado nacional embora com quebra em todas as suas seguradoras, excepto na Via Directa que cresceu 7.2% graças à sua marca OK! Teleseguros, vocacionada para o online e o telefone, o que se revelou de grande utilidade na crise Covid-19.

Uma forte descida de vendas da Ocidental Vida, a maior seguradora da Ageas Portugal, provocou um decréscimo de 37% nas vendas do grupo que manteve o segundo lugar no ranking.

Na terceira posição o grupo Generali que junta informalmente as antigas companhias da Seguradoras Unidas (Tranquilidade, Açoreana e LOGO) com a Generali Vida e Não Vida e ainda a Europ Assistance.

Realçando ainda os maiores crescimentos neste primeiro semestre de 2020, incontornável o desempenho da Caravela que cresceu 30% duplicando a quota de mercado para 1.2% no primeiro semestre de 2020 relativamente 2019. Também a Allianz cresceu 2.8% ganhando três  posições no ranking sendo agora a quarta maior seguradora/grupo segurador. O grupo CA (+5%), a Victoria (+3%), a Mapfre (+1%) e a Cosec (+1,6%) encerram a lista das companhias com evolução positiva.

O Ranking das maiores seguradoras nacionais segue para este primeiro semestre de 2020 da seguinte forma:

Ranking Maiores Seguradoras

  1. Fidelidade (OK! Teleseguros, Multicare)
  2. Ageas (Ocidental, Médis)
  3. Tranquilidade (Generali, Açoreana, Logo seguros)
  4. Allianz
  5. Santander (Aegon, Popular Seguros)
  6. BPI Vida e Pensões
  7. Lusitania
  8. Gamalife
  9. CA Seguros (CA Vida)
  10. Victoria (Victoria Vida)
  11. Mapfre (Mapfre Seguros de Vida)
  12. Zurich Vida

Sobre o Ranking das Maiores Seguradoras Portuguesas

O Ranking de seguradoras contabiliza apenas as companhias de seguros que operam em Portugal com sociedades de direito português. Estado desta forma sujeitas à supervisão do regulador nacional – ASF. As seguradoras que operam através de uma sucursal ou em regime de Livre Prestação de Serviços (LPS), não são abrangidas.

Companhias de seguros bastante importantes como a Liberty e a Metlife e o negócio de seguros do Bankinter, não estão incluídas neste ranking, pois operam através de sucursais ou em LPS.

No caso da Zurich, que é o sexto maior grupo segurador a actuar em Portugal segundo os números de 2019 da APS, baixou neste primeiro semestre em 70% a sua actividade com a Zurich Vida, sociedade de direito português, mas os ramos Não Vida são explorados pela Zurich Insurance plc, com sede na Irlanda. Por esse motivo, a actividade Não Vida da seguradora não está incluída nesta informação da AFS.

 

TOC e formadora em Contabilidade Financeira, Analitica e Fiscalidade. Colaboradora da Seguros Mais

Deixe um comentário