Gabinete Português da Carta Verde

Agosto 13, 2012

gabinete português da carta verdeO Gabinete Português da Carta Verde (GPCV) é uma associação sem fins lucrativos constituída em 1986 com prazo de vida indeterminado que tem como objetivo primordial desempenhar ao abrigo do Acordo Multilateral de Garantia e da Convenção Tipo Inter-Gabinetes, as funções de Gabinete Nacional de Seguros, atuando como Gabinete Emissor e como Gabinete Gestor.

No exercício da sua função de Gabinete Gestor, o GPCV representa os legítimos interesses das companhias de seguros e Gabinetes Estrangeiros.

Mas a função mais importante do Gabinete Português da Carta Verde, aquela que mais respeito diz aos subscritores de seguro automóvel, é a de garantir os legítimos direitos de todas as vítimas de acidentes ocorridos em Portugal que sejam da responsabilidade de clientes de seguradoras estrangeiras inscritas em Gabinetes Congéneres.

Neste período de férias, mesmo que não saia do país, a probabilidade de vir a ter um acidente com um veículo de matrícula estrangeira é um pouco maior que no resto dos dias do ano, daí a oportunidade de lhe falarmos neste organismo.

Para si poderá não ser muito diferente, pois é igualmente desagradável ter um choque com um veículo de matrícula nacional ou estrangeira, mas escondidas por detrás de uma matrícula não portuguesas poderão estar ameaças desagradáveis.

Se a grande maioria desses automóveis que circulam por Portugal durante as férias estará completamente documentada e agindo de acordo com a lei e as suas obrigações, uma minoria poderá pecar por insuficiência ou desprovimento total de documentação, não tendo seguro de carro válido e no limite até poderá circular com matrículas falsas, que para nós são mais difíceis de detetar.

Acidente com veículo de matrícula estrangeira

Assim não se esqueça, ao envolver-se num acidente com um veículo de matrícula estrangeira o melhor mesmo é chamar a polícia.

Mesmo chamando a polícia tente preencher a declaração amigável e se possível fotografe as viaturas envolvidas, muito principalmente as respetivas matrículas.

Fotografe também a carta verde da viatura com a matrícula estrangeira.

Mais tarde, e no caso de entender que a responsabilidade é do condutor do veículo estrangeiro, ou mesmo nos casos em que tenha dúvidas, entre em contacto com o GPCV para identificar o representante da seguradora estrangeira e formalizar uma reclamação.

Gabinete Português da Carta Verde

Rua Rodrigo da Fonseca, 41
1250-190 Lisboa
Tel.: 213848101 / 38 / 32
Fax: 213831422 / 213848198
gpcv@apseguradores.pt

 

VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 0.0/5 (0 votos)

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.

Deixe um comentário